AAAF Pré Escolar

ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA (AAAF) [EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR]

As Atividades de Animação e Apoio à Família são, nos termos da legislação em vigor, de frequência facultativa e visam satisfazer, essencialmente, as necessidades dos/das Encarregados/as de Educação, em função dos seus compromissos profissionais ou outros previamente declarados.

ATIVIDADES

As atividades têm como objetivo principal fruir, sendo o mais importante o prazer de estar, conviver e brincar espontaneamente. Para tal, pretendemos desenvolver experiências promotoras da criatividade e imaginação num ambiente mais solto e autónomo, mais aberto à informalidade, à ausência de sistematicidade e à multiplicidade de respostas, não contempladas no currículo, mas igualmente estimulantes, sem carácter obrigatório, permitindo às crianças envolverem-se nas atividades que lhes deem maior satisfação e que sejam por elas livremente escolhidas, num clima estável, seguro e afetivo onde não deverão ser esquecidas as regras e rotinas.

As atividades a desenvolver ao longo do ano letivo são propostas e acordadas pelo Município e os órgãos de administração e gestão dos Agrupamentos de Escolas. A supervisão pedagógica e a avaliação das Atividades de Animação e Apoio à Família são da responsabilidade do Conselho Pedagógico de cada Agrupamento de Escolas em articulação permanente com a Câmara Municipal.

LOCAL DE FUNCIONAMENTO

Funcionam em salas distintas nos estabelecimentos de ensino de educação pré-escolar da rede pública do concelho de Estarreja que manifestem interesse na implementação desta medida, podendo funcionar noutros espaços, a partir do momento em que exista um número mínimo de 10 crianças:

ESCOLA ANO LETIVO 2024/2025
SALA / Nº DE VAGAS
EB Pinheiro jan/25
EB Cabeças jan/25
EB Prof. Dr. Egas Moniz fev/50
EB Padre Donaciano Abreu Freire mar/65
EB Visconde Salreu fev/50
EB Pardilhó jan/25

CALENDÁRIO E HORÁRIO

As AAAF funcionam de segunda a sexta-feira, exceto nos dias de feriado e tolerâncias de ponto, nos seguintes períodos, entre 1 de setembro de 2024 e 15 de agosto de 2025: