Água & Saneamento
AdRA – Águas da Região de Aveiro
Atendimento: Loja AdRA [Rua Visconde Valdemouro, no centro da cidade, em frente ao Cine-Teatro de Estarreja]
Número Verde 800 201 202
Email adra@adra.pt
Website www.adra.pt
Com o início do mês de Maio de 2010, arrancou também a actividade da AdRA – Águas da Região de Aveiro, a primeira empresa criada no âmbito do novo regime das parcerias entre o Estado e as autarquias para a exploração e gestão de sistemas municipais de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos, cujo contrato de parceria foi celebrado a 29 de Julho de 2009.
A empresa é responsável pela gestão integrada dos serviços municipais de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais urbanas, durante os 50 anos de duração da parceria, na área territorial dos 10 municípios (Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos) que integram o sistema, abrangendo cerca de 120 mil clientes.
O plano de investimentos inicial é de 125 milhões de euros para a expansão e remodelação de infra-estruturas na sua área de influência. Até 2017, vão ser construídas duas novas captações, oito estações de tratamento de água (ETA), 8 estações elevatórias, 24 reservatórios e mais de 100 quilómetros de redes e adutoras, estando prevista a remodelação de uma captação, oito estações elevatórias, 6 reservatórios e de cerca de 45 quilómetros de rede e adutoras. No que diz respeito ao saneamento de águas residuais, o plano de investimentos integra a construção de seis estações de tratamento de águas residuais (ETAR), 171 estações elevatórias e cerca de 850 quilómetros de redes e emissários e ainda a remodelação de 2 ETAR, duas estações elevatórias e 18 quilómetros de rede.
Para financiar este plano inicial de 125 milhões de euros foram apresentadas candidaturas ao POVT/QREN, num montante da ordem dos 96 milhões de euros. O montante de subsídio solicitado para o período 2010-2012 ascende a cerca de 42 milhões de euros.
Ao cobrir uma população de quase 350 mil habitantes residentes, a nova entidade constitui uma das dez maiores empresas de serviços de água aos consumidores finais do país, quer em número de clientes quer em volume de negócios, e a maior em área de abrangência.
Rede de Abastecimento de Água
O abastecimento público de água no concelho de Estarreja é feito a partir de captações do SISTEMA REGIONAL DO CARVOEIRO (SRC) no Rio Vouga. Em Estarreja, as redes de abastecimento distribuem água potável em toda a área do concelho.
A rede de abastecimento de água de Estarreja abrange a totalidade do território e tem qualidade controlada, ao contrário da maior parte das águas de poços e furos do concelho, que estão afectadas por contaminação com Nitratos e Microrganismos patogénicos.
Os resultados efectuados pela Câmara Municipal à qualidade da água de abastecimento público são publicados trimestralmente nesta página (resultados analíticos quinzenais por freguesia, resultados de parâmetros de rotina por freguesia e resultados semestrais de parâmetros de controlo de inspecção).
Os resultados apresentados demonstram que a água distribuída está em conformidade com as normas de qualidade estabelecidas no Decreto de Lei nº306/2007 de 27 de Agosto.
No ano de 2007 o número de ligações à rede de águas aumentou para 7624 (cerca de 3%), estimando-se que esse valor corresponda a cerca de 20772 habitantes (74% da população do concelho).
Estima-se que cada utente da rede consuma, em média, cerca de 100 litros de água por dia!
Lembre-se…
A água da rede tem qualidade controlada!
Peça a sua ligação à rede de águas!
Vamos poupar água!
Reutilize toda a água que puder.
- Não utilize as máquinas de lavar sem a carga estar completa (consumo de 25 a 90 litros);
- Em vez de um banho de imersão (180 litros) tome um duche (60 litros em 5 minutos);
- Feche a torneira enquanto escova os dentes ou se barbeia;
- Não lave a loiça em água corrente, utilize o lava-loiça ou um alguidar;
- Evite regar as plantas sem necessidade. Se possível utilize água de poço ou furo ou reutilize a água de lavar vegetais.
Qualidade da água do abastecimento público
Qualidade da água na Zona de Abastecimento do Vouga 3
Fonte: AdRA
Restituição de Cauções
Novas regras aplicáveis à restituição de cauções aos consumidores de serviços públicos essenciais.
De forma a tornar mais célere e eficaz o processo de restituição dos valores pagos relativos a cauções, foi recentemente publicado o Decreto-Lei n.º 2/2015, de 6 de janeiro, que altera o procedimento de devolução de cauções e prorroga o prazo de devolução até 31 de dezembro de 2015.
Pedido de restituição de caução:
Por carta: Direção-Geral do Consumidor, Praça Duque de Saldanha, 31,3º 1069-013 Lisboa
Por e-mail: dgc@dg.consumidor.pt