Pegada Ecológica


Estaremos a usar mais recursos do que os que temos?

Qual é a tua Pegada Ecológica em Estarreja?

Quantos planetas seriam precisos se todos vivessem como tu?

Qual é o teu Dia da Sobrecarga da Terra?

DESCOBRE AQUI

A Pegada Ecológica serve para:

  • Aviso prévio: ajuda a identificar as questões que precisam ser tratadas com maior urgência para orientar a ação política e mobilizar todos;
  • Enquadramento das questões-chave: melhorar a compreensão dos problemas, possibilitando comparações entre regiões e aumentando a consciencialização das partes interessadas;
  • Desenvolvimento de políticas: identificar "hot-spots" da Pegada, para priorizar políticas e ações;
  • Monitorização: avaliar tendências e projeções temporais para monitorizar a eficácia das políticas no curto, médio e longo prazo.

 

A Pegada Ecológica é uma metodologia reconhecida internacionalmente e desenvolvida pela Global Footprint Network que permite medir o impacto das nossas atividades de consumo nos recursos naturais do planeta. A metodologia pode ser aplicada a várias escalas, desde um individuo, cidade, região, país, até ao planeta Terra, comparando os recursos naturais usados para suportar um determinado estilo de vida com a capacidade dos ecossistemas para gerar esses mesmos recursos.

O projeto Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses resulta de uma parceria estratégica entre a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, a Global Footprint Network (GFN) e a Unidade de Investigação GOVCOPP da Universidade de Aveiro. 

O projeto visa a construção de conhecimento e o fortalecimento da capacidade local em matéria de ambiente, através do cálculo e interpretação de dados vitais para enfrentar desafios ambientais complexos. Em última análise, o projeto visa influenciar políticas de coesão territorial e promover novos instrumentos e políticas públicas que reforcem o caminho em direção ao desenvolvimento sustentável dos municípios e do país.