Gabinete de Psicologia
Áreas de Intervenção:
- Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Psicológico
- Gabinete de Avaliação Psicológica de Seleção
- Programas/Projetos
- Orientação de Estágios
- Outras áreas/atividades
Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Psicológico
A criação do Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Psicológico decorre da decisão do Executivo Municipal em colmatar as dificuldades sentidas pelas escolas e instituições do concelho, de forma a intervir eficazmente nas problemáticas ligadas ao comportamento das crianças.
Pretende ser um espaço de atendimento, aconselhamento, acompanhamento e encaminhamento psicológico, destinado às crianças, pais, docentes e não docentes do concelho.
Objetivos:
• Prestar apoio psicológico às crianças que frequentam as escolas do pré-escolar e 1º ciclo concelho;
• Contribuir para a promoção do ajustamento psicológico dos pais e crianças, visando a sua plena integração e o estabelecimento de relações saudáveis.
• Desenvolver com as famílias, docentes e não docentes ações concertadas que reforcem as estratégias definidas para a criança sinalizada.
Destinatários:
• Alunos sinalizados pelas escolas do 1º ciclo e do Ensino Básico;
• Encarregados de educação, pais/familiares das crianças sinalizadas;
• Docentes e Não Docentes;
• Crianças e Jovens sinalizados pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ)
Gabinete de Avaliação Psicológica de Seleção
O Diploma legal que regulamenta o Recrutamento e Seleção de Pessoas na Administração Pública (Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril) estabeleceu a Avaliação psicológica como um dos quatro métodos de avaliação obrigatórios do Procedimento Concursal dos candidatos, o que implica um acentuado incremento da utilização do mesmo, em processos de Recrutamento e Seleção.
A aplicação deste método de seleção é obrigatoriamente efetuada por entidade especializada pública ou, quando fundamentadamente se torne inviável, privada, conhecedora do contexto específico da Administração Pública.
O resultado da avaliação psicológica tem uma validade de 18 meses, contados da data da homologação da lista de ordenação final, podendo, durante esse período, o resultado ser aproveitado para outros procedimentos de recrutamento para postos de trabalho idênticos realizados pela mesma entidade avaliadora.
Objetivos: Avaliar, através de técnicas de natureza psicológica, aptidões, características de personalidade e competências comportamentais dos Candidatos e estabelecer um prognóstico de adaptação às exigências do posto de trabalho a ocupar, tendo como referência o perfil de competências previamente definido.
Destinatários: Candidatos admitidos a concurso.
Programas / Projetos
Cuidar à Distância
Considerando a atual situação do país, de emergência e saúde pública, bem como as medidas preventivas da propagação do novo coronavírus (COVID-19), o Gabinete de Psicologia do Município de Estarreja, poderá constituir-se como um instrumento privilegiado de atuação, junto da comunidade educativa e/ou comunidade em geral do município de Estarreja, através da implementação de iniciativas no âmbito da saúde mental.
Sendo esta uma situação inesperada, com alterações e implicações profundas nas rotinas diárias da população, as iniciativas propostas pelo Gabinete de Psicologia, ainda que, realizadas á distância, terão sempre como principais objetivos:
• Proporcionar apoio à comunidade educativa e comunidade em geral, no sentido de minorar o impacto da crise associada á COVID-19 e o favorecimento de fatores protetores associados á saúde mental;
• Proporcionar o esclarecimento de dúvidas e auxiliar, a comunidade educativa e a comunidade em geral, a lidar com as medidas de isolamento social impostas pela pandemia.
As iniciativas propostas vigorarão, exclusivamente, durante o período de vigência das medidas de contenção da Pandemia do COVID-19.
1. Guia Prático COVID-19
Pretende compilar informações úteis sobre como lidar com o vírus e situações de isolamento que dele possam advir.
manual de sobrevivência para o isolamento social
2. Apoio Psicológico Online
Pretende proporcionar à comunidade educativa e/ou comunidade em geral, um canal de comunicação e de apoio à distância, que facilite o esclarecimento de dúvidas relativamente ao surto de COVID-19 e favoreça os processos adaptativos familiares e individuais em relação a esta situação de crise.
Orientação Estágios
O processo de estágio no Município tem como objetivo primordial a promoção de competências profissionais fundamentais à prática da psicologia, em contexto autárquico.
Objetivos Específicos de Estágio
• Observar e participar nas atividades do Sector de Educação;
• Caracterizar a organização e o funcionamento institucional;
• Identificar o papel do psicólogo numa autarquia;
• Aplicar as aprendizagens teóricas à prática do estágio;
• Desenvolver atitudes críticas em relação ás situações observadas;
• Refletir sobre as situações de aprendizagem observadas, contextualizando-as;
• Desenvolver proposta de intervenção adequada à situação em estudo;
• Realizar avaliações e acompanhamentos psicológicos nas escolas e C.P.C.J.
• Observar e participar na dinamização de Programa/Projetos implementados pelo Município.
Outras áreas/atividades
• Congresso de Psicologia
O Gabinete de Psicologia realizou três congressos de Psicologia, em 2012, 2013 e 2014, respetivamente, direcionados a psicólogos, docentes, educadores, assistentes sociais e à população em geral, de forma a promover a aquisição e/ou aprofundamento de conhecimento nas áreas do envelhecimento, da adolescência e da infância.
Contactos/Marcação de Consultas
Casa da Cultura
Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Contactos: Tlf 234840600 (ext. 426 e 436)
Email: psicologia@cm-estarreja.pt
Horário: Segunda a sexta 9h00-13h00 | 14h00-17h00