ESTAU – Estarreja Arte Urbana

ESTAU – Estarreja Arte Urbana

Egas Moniz era um apaixonado pela arte. À porta da casa que habitou em Estarreja, ainda hoje podemos ler: “as grandes escolas das Artes plásticas são os Museus. Quisera um em cada cidade, em cada vila e em cada aldeia para que o povo se elevasse na comunhão espiritual do Belo”.

Em setembro de 2016, as ruas de Estarreja transformaram-se num museu com a primeira edição do ESTAU. Um festival que colocou a Arte Urbana a falar com a cidade, com as pessoas, com o património e com a natureza, através de murais, instalações, workshops, filmes, palestras, visitas guiadas, música e muito mais, tudo com a participação de inúmeros artistas nacionais e internacionais. Em setembro de 2017 e 2018, voltámos às ruas de Estarreja, para renovar todos os propósitos para o qual o ESTAU foi desenhado! Estarreja voltou a ser invadida por alguns dos melhores artistas urbanos do mundo. Diz ESTAU e faz eco em Estarreja do melhor que se faz em Arte Urbana no mundo.

::ROTEIRO ESTAU - MAPA DAS OBRAS DE ARTE URBANA 


 

CIRCUITO DE ARTE URBANA 2018

 

ADD FUEL (PORTUGAL) 
Rua Dr. Joaquim Simões (posto de transformação EDP)

Add Fuel é o artista visual e ilustrador português Diogo Machado (n. 1980). Ex-designer gráfico, sua recente prática artística tem-se concentrado em reinterpretar e brincar com a linguagem do tradicional azulejo português. Combinando elementos tradicionais e contemporâneos, os seus desenhos originais baseados em vetores e as intervenções em espaço público recorrendo ao stencil, revelam uma complexidade impressionante e uma atenção magistral aos detalhes. 
Baseado numa combinação de tesselações que criam equilíbrio a partir de repetições simétricas e técnicas de ilusão visual como o trompe-l'oeil, as suas composições com múltiplas camadas, criam um ritmo poético que brinca com a perceção do espectador e as possibilidades de interpretação. Ele tem apresentado seu trabalho em exposições individuais e coletivas desde 2006, além de participar de alguns dos principais eventos de arte urbana do mundo.

 

MARINA CAPDEVILA (ESPANHA)
Rua Dr. Alberto Vidal 99 (junto Pastelaria Bolivar)

Depois de estudar Belas Artes em Barcelona, mudou-se para Roterdão onde estudou na Academia Willem de Kooning e onde viria a trabalhar no estúdio Wallis & Mosman e no Studio Piraat como designer gráfica. De volta a Barcelona e inicia a sua carreira como ilustradora freelancer, trabalhando em publicidade e desenvolvendo o seu trabalho pessoal no seu estúdio e pelas ruas. 
O que inspira Marina é a beleza que não segue os cânones estéticos usuais, como pessoas idosas, personagens atemporais perdidos numa sociedade na qual começam a fazer esforço por entender. Sua musa é sua avó. O que ela quer comunicar com suas obras de arte é o desejo de atingir a velhice com plena vitalidade. Os recursos de exagero e ironia são pontos-chave em suas criações, além de uma poderosa paleta de cores.
Podemos encontrar seu trabalho em inúmeros projetos de publicidade para marcas como Reebok, Zara, Bershka, Movistar, Estrella Damm, TV3, Freixenet ou em murais em diferentes lugares como Flórida, Nova York, Califórnia, Suíça, México, Itália, Canadá, Holanda, Estados Unidos. Reino, Áustria, Espanha, etc. 

 

MILLO (ITÁLIA)
Rua Desembargador Correia Teles 188 (Supermercado Couto)

“O artista italiano Francesco Camillo Giorgino, conhecido como Millo, pinta murais em grande escala que mostram habitantes amigáveis explorando seu ambiente urbano. Ele usa linhas pretas e brancas simples com traços de cor quando necessário, e muitas vezes incorpora elementos da arquitetura em suas pinturas de vários andares.” C. Jobson, Colossal.
Millo já participou em inúmeros festivais de arte de rua e eventos de arte em todo o mundo. Tem pintado nos EUA, Rússia, China, Austrália, Tailândia, Argentina, Chile, Marrocos, Espanha, Alemanha, Portugal, Finlândia, Reino Unido, Holanda, Polónia, Lituânia, Bielorrússia, Ucraine, Ciprus e, claro, a Itália. Seus trabalhos foram exibidos em Los Angeles, Chicago, Berlim, Londres, Amsterdão, Milão, Roma, Florença e muito mais. Em 2017, concebeu o maior mural da Ásia, em Xangai.

 

REGG SALGADO (PORTUGAL)
Rua Dr. Alberto Vidal 38 (lateral edifício)

Em 2010, Regg Salgado (1988, Lisboa) usava pela primeira vez a técnica de stencil para produzir as suas primeiras pequenas obras nas cidades de Santarém e Lisboa. Rapidamente a sua ambição estética e temática, o fizeram evoluir para outras técnicas. Do stencil passou para as latas de spray, depois para as trinchas e finalmente para o extensor com tinta plástica. Casas, fábricas e armazéns abandonados permitiram um os seus murais crescerem para escalas tremendas. São estas as suas telas de eleição, as que já espalhou por várias cidades do território nacional, mas também além-fronteiras.

 

THECAVER (PORTUGAL)
gaveto entre Rua Dr. Dionísio de Mouro e Avenida Visconde de Salreu 

TheCaver, nascido em Lisboa em 1983, pinta nas ruas desde os seus 15 anos. Em 20 anos de experiência, este artista multidisciplinar tem desenvolvido trabalho com estilo único, utilizando formas simples e contrastantes numa complexa composição de conteúdo enigmático.
No seu percurso enquanto designer, ilustrador e tatuador, trabalhou com grandes marcas e particulares. Apesar de ter dedicado muitos anos a estes ofícios, TheCaver confessa que a rua continua a ser o seu escritório preferido, investindo muito do seu tempo em pinturas murais por todo o país e estrangeiro.

 

TIAGO GALO (PORTUGAL)
Largo Dr. Egas Moniz, Pardilhó (junto da Igreja Paroquial)

Tiago Galo é um ilustrador português baseado em Lisboa. Começou o seu trabalho colaborando em pequenos fanzines e exposições, antes de terminar a sua formação em Arquitetura na Universidade Técnica de Lisboa. Em 2011 ganha o prémio de melhor banda desenhada na competição Amadora BD e em 2014 conclui o curso de Digital Art Director na Edit Creative School em Lisboa. Após alguns anos trabalhando como arquitecto, vagueou erraticamente pelo submundo e voltou ao seu trabalho como ilustrador. Atualmente trabalha como ilustrador freelancer para clientes como a National Geographic, Google, GQ e Financial Times.

 

COMO VISITAR?

Visita livre

ou

Visita guiada

Faça o seu pedido de visita guiada por email para turismo@cm-estarreja.pt. Indique o dia e o período do dia (manhã ou tarde) em que pretende a visita e para quantas pessoas, bem como o seu contacto telefónico. Esta visitas com guia são gratuitas e estão disponíveis às sextas-feiras e no último sábado de cada mês. Número mínimo de participantes: 6.

 

[ outras edições ]

::ROTEIRO ESTAU - MAPA DAS OBRAS DE ARTE URBANA

::Programa 2018

Galeria de imagens da 1ª edição do ESTAU ©Miguel Oliveira | Vídeo ALVANÉU by André C. Santos

\ Páginas nas redes sociais
https://www.facebook.com/estarrejaarteurbana | www.instagram.com/estau_estarrejaarteurbana

Promotor Câmara Municipal de Estarreja 
co-organização + curadoria Mistaker Maker
apoios institucionais Turismo Centro / Turismo de Portugal - Centro

patrocinadores Sotinco /  Caetano Auto | Toyota

 

+ Info.: Câmara Municipal de Estarreja | T. +351 234 840 600 | E. turismo@cm-estarreja.pt