EPIS – Empresários Pela Inclusão Social

Em que consiste?

A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República, e desde 2007, desenvolve um projeto nacional para a promoção do sucesso escolar em várias escolas do País.

Atualmente a EPIS tem o maior programa de investimento “não-público”, orientado para a promoção do sucesso escolar e de inclusão social de crianças e jovens em Portugal sendo a única organização em Portugal com metodologias próprias de promoção do sucesso escolar a abranger as idades dos 6 aos 18 anos, com plataformas informáticas que asseguram a escalabilidade nacional para as redes do Ministério da Educação.

A EPIS desenvolve programas em escolas de 46 concelhos em Portugal Continental e em 4 ilhas nos Açores. Envolve, neste sentido, cerca de 294 escolas e 182 mediadores (dados relativos ao ano de 2019/2020).

Destinatários:

Os programas EPIS, em parceria com Autarquias e Ministério da Educação, destinam-se a todos os alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos e secundário e são completamente gratuitos para os alunos e famílias.

Como se desenvolve?

Em cada concelho com programas EPIS existe um grupo de Mediadores (psicólogos ou professores com formação específica nas metodologias EPIS), com formação e acompanhamento especializado, que trabalham diretamente com os alunos com risco de insucesso escolar e respetivas famílias. Importa referir que, todas as metodologias utilizadas são pensadas e construídas por professores universitários tendo como base as boas práticas e a evidência científica.

Numa primeira fase, é realizado um questionário a cada aluno (previamente autorizado pelo seu encarregado de educação) destinado a recolher informação que permita caracterizar a tipologia de risco de insucesso escolar.

A informação recolhida individualmente é confidencial, seguindo o previsto na lei ao nível da proteção de dados pessoais, sendo partilhados com a Direção da escola apenas os resultados globais dos questionários sem qualquer identificação nominal de sujeitos.

E na prática? Como funciona?

No Município de Estarreja, os programas de promoção do sucesso escolar da EPIS, estão presentes nos 2º e 3.º ciclos e assentam numa metodologia de treino de competências não cognitivas de jovens em risco de insucesso escolar, numa abordagem de mediação de 360º, fora da sala de aula, que inclui família, professores e comunidade envolvente.

O projeto divide-se em 5 fases:

1.SINALIZAÇÃO – Aplicação de um questionário de sinalização do Risco – a todos os alunos do 5.º (2.º Ciclo) /7.º ou 8.º ano (3.º Ciclo), autorizados pelos EE, durante o 1º Período/Semestre. Nota: o aluno sai da aula para realização do questionário.

2.ENCARTEIRAMENTO – No início do 2.º Período/Semestre, constituição da carteira de 60-70 alunos com risco identificado + Resultados Escolares do 1ºPeríodo, que serão acompanhados pelo Mediador EPIS até final do 9.º ano.

3.PLANEAMENTO DA INTERVENÇÃO – Início do trabalho individualizado, com elaboração de planos personalizados de acompanhamento dos alunos e família, com os módulos de trabalho adequados.

4.CAPACITAÇÃO – Até ao final do ciclo, são trabalhados estes módulos, individualmente ou em pequenos grupos, nos espaços temporais permitidos pelos horários escolares e da família.

5.MONITORIZAÇÃO – Todos os períodos, são registados desempenhos e comparados com o mesmo período do ano anterior, procedendo a ajustes nas intervenções.

Saiba mais no Site oficial ou no Facebook EPIS.