Um novo ano letivo para 3500 alunos em Estarreja

Investimento na melhoria das escolas ultrapassa os 10M€

quinta, 12 de setembro 2024


Os alunos regressam hoje (e até segunda-feira) às aulas e o toque de entrada foi dado pela Câmara Municipal de Estarreja na nova Escola EB Professor Doutor Egas Moniz, em Avanca, que na terça-feira acolheu a sessão de abertura do ano letivo 2024/2025, com a presença de professores, pessoal não docente e associações de pais. Os portões das 7 escolas do Município de Estarreja abrem para receber 3500 alunos que frequentam o ensino regular desde o pré-escolar ao secundário.

Na sessão de receção à comunidade educativa, Diamantino Sabina, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, falou de uma conquista da autarquia e da comunidade: a transformação de uma escola degradada num estabelecimento de ensino com “espaços de aprendizagem condignos, de qualidade e de excelência”, apoiados num “ambiente humano excecional”, essenciais para o sucesso escolar. 

O autarca lembrou que mesmo sem garantias de financiamento, “fomos incentivados na altura pela presidente da CCDRC - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e apesar de só termos garantidos inicialmente 700 mil euros, avançámos” com as obras de requalificação da Escola de Avanca. O investimento de 6,1 milhões de euros foi assumido pela câmara estarrejense que, após negociações com a CCDRC, obteve uma comparticipação comunitária de 4M€. Juntando-se ao esforço da autarquia (redobrado com a delegação de competências do Governo na área da Educação), o empenho dos “bons profissionais”, Diamantino Sabina espera “um ano escolar excecional.”

A melhoria e requalificação da rede de edifícios escolares continua a ser uma aposta do executivo camarário. “Está a terminar a obra de requalificação da Escola Egas Moniz em Avanca e lançaremos nas próximas semanas a concurso a requalificação da Escola Básica Integrada de Pardilhó”, num investimento previsto de 3,3 milhões de euros, prevendo-se o início da obra ainda este ano letivo estando para tal a ser preparadas soluções alternativas para acolher os alunos durante as obras, nomeadamente a colocação de monoblocos (contentores), conforme explica o vereador da Educação, João Alegria.

No novo ano letivo, há mais três salas de aula no ensino pré-escolar na Egas Moniz (Avanca), Cabeças (Veiros) e EB Visconde de Salreu (Salreu). Este ano fecharam duas escolas do 1.º ciclo, Mato e Congosta, na freguesia de Avanca, uma vez que a requalificação da Escola Egas Moniz permitiu a criação do Centro Escolar de Avanca, concentrando todos os alunos no mesmo espaço escolar.
Do pré-escolar ao ensino secundário, este ano letivo frequentam as escolas do Município de Estarreja um total de 3 500 alunos, distribuídos pelos dois Agrupamentos de Escolas: Pardilhó e Estarreja. 

Para além das instalações, a autarquia apresentou o Programa Municipal de Educação, uma “ferramenta de trabalho” e que representa a aposta da Câmara Municipal nas iniciativas extracurriculares e de complemento curricular que possibilitem aos alunos, de todos os ciclos de educação e ensino, vivências e experiências igualmente importantes para a sua formação e educação. Contempla igualmente a vertente social e de apoio à família e ao aluno, um “conjunto de serviços que desde há muitos anos temos vindo a proporcionar, ajudando as famílias quer na promoção do apoio ao material escolar, nos transportes que o município assumiu como gratuitos há muitos anos, nas refeições, leite e fruta escolar, e noutras ações que vamos desenvolvendo”, explicou João Alegria.

Na sessão de terça-feira, foi ainda prestada homenagem aos trabalhadores da Educação que se aposentaram no ano letivo anterior, reconhecendo o trabalho realizado na sua carreira profissional e a dedicação a uma missão única e fundamental que é a educação das nossas crianças e jovens. Em 2023-2024, aposentaram-se 21 trabalhadores, 12 docentes e 9 não docentes.