Bolsas Sociais EPIS 2024: candidaturas abertas até dia 22 de setembro
Estão abertas as candidaturas para o programa Bolsas Sociais EPIS 2023, promovido pela Associação EPIS, que tem como objetivo apoiar alunos carenciados durante o seu percurso no ensino secundário e universitário, apoiar estágios de inserção profissional de jovens com deficiência e premiar boas práticas de promoção da inclusão social de crianças e jovens e de sustentabilidade e cidadania ativa.
A 14.ª edição das Bolsas Sociais EPIS irá atribuir 227 bolsas, num investimento social no valor de mais de 544 mil euros. Recorde-se que a empresa CIRES, de Estarreja, é um dos 42 parceiros das Bolsas Sociais EPIS, direcionando a atribuição de 5 bolsas a alunos que estudem ou residam no concelho de Estarreja, que tenham concluído com sucesso o 9.º ano de escolaridade.
Em 2024, o programa está organizado em 5 áreas distintas, distribuídas por 17 categorias, com ou sem subcategorias:
1. Boas práticas organizativas de promoção da inclusão social de crianças e jovens;
2. Boas práticas organizativas de promoção da sustentabilidade e cidadania ativa;
3. Estágios de inserção profissional de jovens com deficiência;
4. Ensino secundário – cursos científico-humanísticos, cursos de dupla certificação e
educação inclusiva;
5. Licenciatura – para alunos provenientes de cursos científico-humanísticos, cursos de dupla certificação e educação inclusiva; com acesso a programas de mentoring, formação e estágios profissionais;
6. Mestrados – com acesso a programas de mentoring, formação e estágios profissionais.
O programa de Bolsas Sociais EPIS tem uma cobertura nacional: todas as escolas, instituições e alunos de Portugal (Continente, Açores e Madeira) – alunos que tenham terminado o 9.º ou o 12.º ano de escolaridade de cursos científico-humanísticos, cursos de dupla certificação e educação inclusiva e/ou que tenham terminado cursos pós-secundário ou licenciatura.
As candidaturas estão abertas até 22 de setembro.
Regulamento disponível em: www.epis.pt/upload/documents/66a8cdef4989b.pdf
A Associação EPIS foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses. Os projetos prendem-se com o combate ao insucesso escolar, com particular atenção à potenciação e capacitação de jovens em risco, assim como a disseminação de boas práticas de gestão nas escolas.
Em Estarreja, o Programa EPIS está presente desde 2012 em parceria com o Município e com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas de Estarreja e de Pardilhó.