Nova temporada do CTE com experiências culturais para todos

quinta, 22 de agosto 2024


O Cine Teatro de Estarreja está de volta! Música, cinema, teatro, fado e opereta trazem grandes nomes ao palco e vida à sala de espetáculos estarrejense, que acolhe artistas nacionais e internacionais, e bebe da sua efervescência através de espetáculos únicos que preenchem a programação do último quadrimestre do ano.

Estarrejazz marca a rentrée cultural com os cativantes aromas do jazz 

Setembro aquece com diversas iniciativas, que nascem no âmbito da 19.ª edição do Estarrejazz. Dirigido aos jovens com experiência musical, estudantes de música e músicos profissionais, há um workshop de ritmo e melodia conduzido pelo saxofonista João Mortágua (28 de setembro). De 3 a 12 de outubro, Ricardo Nogueira Fernandes estará em residência artística com uma reportagem gráfica intitulada “Estarrejazz”. Por fim, João Martins tutela una oficina de jazz de iniciação ao mundo da improvisação e do jazz.
Esta edição do festival de jazz da cidade acolhe, de 4 a 12 de outubro, ainda seis concertos: Trio Eugénia Contente (dia 3); ZZAJ Trio (dia 4); Carmen Souza (dia 5); Pedro Molina Quartet (dia 10); Lokomotiv Quartet (dia 11); e Daniel Bernardes (dia 12).

O mês de outubro segue com música. “De tenebris ad lucem sonorum [Do escuro à claridade dos sons]” (dia 18), do Perdigão Ensemble, é uma proposta de criação com direção artística de José Carlos Sousa. O teatro chega com a produção da Ritual de Domingo “A Matança do Porco do Pai” (dia 26) com texto original de Sónia Barbosa, que prevê investigação, envolvimento de comunidades e formação artística, a par da criação do espetáculo. A Associação Musical do Antuã apresenta “Numa Casa Portuguesa” (dia 27), um espetáculo envolvente que celebra a essência da nossa cultura com influências musicais mundiais.

11.º mês do ano com as mais diversas expressões artísticas

Novembro arranca com o circuito português de música ao vivo Outonalidades. O concerto é do grupo aveirense Siricaia (dia 2), e no alinhamento constam 11 temas do primeiro álbum da banda “Família Fandango”. 

A Companhia Clara Andermatt e o INAC - Instituto Nacional de Artes do Circo investem numa parceria e apresentam o espetáculo de dança “Muda” (dia 9) que reflete a natureza multifacetada da condição humana. 

A Banda Club Pardilhoense celebra o 150.º aniversário na companhia de músicos, amigos e com o público. Nesta festa (dia 10) todos estão convidados a embarcar numa viagem sonora pela música escrita para Banda dos últimos 150 anos.
“Para dançar e para chorar” é o novo álbum de Teresinha Landeiro, que o dará a conhecer ao vivo em Estarreja (dia 16). A artista é sinónimo de fado jovem, ambicioso e leve como a própria personalidade da fadista.

A Fundação Cónego Filipe de Figueiredo promove a VIII Gala Solidária “Era uma vez…Porque todos temos uma história!” (dia 22).

O Clube Cultural e Desportivo de Veiros, para celebrar os seus 50 anos, propõe um espetáculo musical (dia 23), com a participação do cantor Telmo Miranda acompanhado pela Orquestra do Clube. 


Reinterpretação da opereta “A Nossa Aldeia”, escrita por Egas Moniz

O mês de novembro fecha com uma homenagem ao homem que tanto fez por Estarreja e seus conterrâneos! Com duas datas de apresentação, dias 29 e 30 de novembro, o espetáculo “A Nossa Aldeia”, baseado na opereta de Egas Moniz, é o expoente máximo da celebração do 150.º aniversário do nascimento do neurocientista. 

A obra revisita os anos 20, quando Egas Moniz decide escrever uma pequena opereta para entreter os amigos mais chegados. A apresentação deu-se na casa do Marinheiro a 22 de setembro de 1920. Com este texto todos ficam a saber como será Avanca do futuro, pelo olhar ficcionado do neurocientista, que segundo ele, não seria muito diferente das grandes metrópoles atuais.

O espetáculo, que integra a programação de “Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura”, envolve a comunidade e artistas locais, que se apropriarão do texto, e pelo uso da música e do canto, apresentarão uma obra identitária das terras e gentes de Estarreja. A receita deste espetáculo reverte a favor da PT.AVC - União de Sobreviventes, Familiares e Amigos.

Dezembro tem sabor a Natal

A Cerciesta organiza a 12.ª edição do Festival de Artes DiferenciArte (de 5 a 7), e no ano em que se comemoram os 50 anos da Revolução dos Cravos e os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, apresenta “Alma de Portugal”. 

O humorista Hugo Van Der Ding sobe ao palco com “A Grande Fantochada” (dia 14), um “formato inédito”, recriando a História de Portugal com marionetas e um piano de brincar. 

A Orquestra Filarmonia das Beiras é a protagonista do tradicional “Concerto de Natal” (dia 22) e leva-nos numa viagem por variadíssimos estados de espírito, sensações e sentimentos característicos desta quadra, com um repertório diversificado composto por obras de mestres como Mozart, Wolf, Fauré, Debussy, Ravel e Elgar. Para além da Orquestra, teremos como anfitriões o seu Maestro Titular, Jan Wierzba, e a jovem Soprano Beatriz Patrocínio, a mais recente vencedora do Prémio Jovens Músicos na categoria de canto.

Transforme o Natal de alguém especial oferecendo cultura. O Cine-Teatro de Estarreja deixa-lhe uma sugestão para colocar no sapatinho: o passe geral para a edição de 2025 do ciclo de Concertos Íntimos, que conta com três vozes lusófonas poderosas: Fernando Daniel (25 de janeiro), Tiago Bettencourt (29 de março), e A Garota Não (24 de maio).  

O novo cartaz da Sétima Arte

No cinema, as ofertas são diversas desde as Quintas de Cinema, que trarão filmes europeus e de autor, passando pelo Cinema Infantil com estreias de sucesso, até Cinema em Cartaz com filmes, também, acabados de chegar às salas.

A abrir a oferta cinematográfica, a primeira “Quinta de Cinema” da temporada é dedicada à arte urbana, com a exibição de “Banksy – Procura-se” (dia 19 setembro, 21h30) inserida no festival Estau’2024 – Estarreja Arte Urbana. 

O documentário apresenta-nos um retrato profundo deste moderno Robin dos Bosques, que quase ninguém sabe quem é, mas a grande maioria já viu as obras do célebre street artist — seja nas ruas, nas redes sociais ou em exposições não oficiais por todo o mundo. O mistério em torno de um dos artistas anónimos mais famosos do mundo, permanece. O ESTAU está de regresso, de 14 a 22 de setembro, para surpreender com mais arte nas ruas da cidade de Estarreja.

Jovem realizador estarrejense exibe a sua primeira longa-metragem

Já o Festival de Cinema de Avanca tem sido marcado pela estreia mundial de novos filmes vindos de todo o mundo, mas também produzidos na região. Tiago Roma Almeida, um jovem cineasta estarrejense, aluno do Agrupamento de Escolas de Estarreja, estreou na edição deste ano do festival a sua primeira longa-metragem "Gatos com oito vidas", um filme rodado em Estarreja que coloca em cena os novos atores. E que volta ao grande ecrã, desta vez, do Cine-Teatro de Estarreja no dia 27 de setembro, com sessão às 21h30.

 

Este resumo da atividade cultural do CTE, não dispensa a consulta atenta da AME - Agenda Municipal de Estarreja.

Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira online [cte.bol.pt], na bilheteira do Cine-Teatro (abertura dia 4 de setembro), ou através dos contactos 234 811 300/ bilheteira@cineteatroestarreja.com.