Ministra do Ambiente e da Energia visita obras de reabilitação e valorização do Esteiro de Salreu e do Rio Antuã
Atualização: visita antecipada para as 11h
Na sequência da execução da empreitada de obra pública de limpeza do Rio Antuã e de reparação de rombos e caminhos no Rio Antuã e no Esteiro de Salreu, a Câmara Municipal de Estarreja recebe a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho para a cerimónia de assinatura de Protocolo de Colaboração com a APA - Agência Portuguesa do Ambiente. A iniciativa está agendada para dia 5 de agosto, segunda-feira, às 11h00, no Centro de Interpretação Ambiental do BioRia, em Salreu.
De recordar que as cheias e inundações, de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, foram consideradas pela Resolução do Conselho de Ministros, n.º 12.B/2023, de 6 de fevereiro de 2023, como ocorrência natural excecional, e o Governo aprovou medidas de apoio em consequência dos danos causados. No concelho de Estarreja, os efeitos do mau tempo causaram danos e prejuízos elevados no território. Desta forma, ao abrigo do protocolo que será celebrado, a APA - Agência Portuguesa do Ambiente atribuirá um financiamento até ao montante de 350 mil euros para a concretização das obras.
Diamantino Sabina, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, nota que foram “inúmeros os estragos e problemas associados a este fenómeno”, e que é “urgente executar um conjunto de medidas e ações para reparar estes estragos no Esteiro de Salreu e no Rio Antuã.”
Intervenção no Rio Antuã e no Esteiro de Salreu
Em junho passado, o Município de Estarreja adjudicou a execução da empreitada de obra pública para a requalificação de vários troços do Rio Antuã e do Esteiro, e para a limpeza do leito e das margens do Rio Antuã.
Prevê-se uma intervenção de reperfilamento das margens do Rio Antuã e do Esteiro de Salreu e reparação dos caminhos, consequentes dos rombos do Baixo Vouga Lagunar (Esteiro de Salreu e percurso do Bioria em Salreu).
O projeto divide-se em três zonas: Rio Antuã (inclui o rebaixamento da passagem junto ao Porto de Vacas); Esteiro de Salreu (inclui a instalação de válvulas de retenção de maré e comportas de canal); e Cais do Esteiro de Salreu.
As ações previstas irão contribuir para o reperfilamento do leito e margens, com a recuperação dos perfis longitudinais das margens, aumento da cota de coroamento e reposição dos caminhos que foram destruídos, de modo a proteger os terrenos agrícolas confinantes e infraestruturas.
A intervenção no Rio Antuã, decorre a poente do centro da cidade, desde o Parque Municipal do Antuã até à foz do rio, numa extensão de 6300 metros, e tem como objetivo promover a execução de um conjunto de ações destinadas à prevenção de cheias, através da limpeza e reperfilamento do leito e margens, com a recuperação do perfil longitudinal das margens para a melhoria do escoamento do rio a jusante da cidade.
As obras, que irão contribuir para a melhoria das condições de segurança de pessoas e bens, serão executadas pela “PENELATERRAPLANAGENS - Desaterros e Terraplanagens, Lda”, o Lote 1 – “Reparação de Rombos e Caminhos no Rio Antuã e no Esteiro de Salreu”, pelo preço contratual de 248 281,30€ (acrescido de IVA); e pela “Construtora Paulista, Lda” o Lote 2 – “Limpeza do Leito e das Margens do Rio Antuã”, pelo preço contratual de 100 949,00€, (acrescido de IVA).