28.º Festival de Cinema de Avanca abre com um filme em 360º
O cinema português e europeu em evidência entre os 50 filmes em competição
O 28.º AVANCA Festival Internacional de Cinema inicia-se hoje, pelas 21h45, no Auditório Paroquial de Avanca, com a estreia do filme “ALUADO” de Cláudio Jordão. Este é um filme de animação com duas versões, a que será projetada no grande ecrã e uma outra disponível em 360º e preparada para ser visualizada em óculos VR.
ALUADO é assim o primeiro filme da animação portuguesa a surgir ao mesmo tempo no espaço do grande ecrã e dos 360º. Realizado por Cláudio Jordão, um dos mais premiados e emblemáticos cineastas da animação portuguesa, que sempre estreou no Festival AVANCA todos os seus filmes.
Marcando ainda a primeira noite competitiva deste festival, que tem agora a sua 28.º edição, serão entregues os prémios aos filmes galardoados no ano passado.
O primeiro dia do Festival é também marcado pelo início da Conferência AVANCA | CINEMA, que ao longo de 4 dias reunirá investigadores dos 5 continentes, debatendo temáticas à volta do cinema.
Sob o signo da LIBERDADE, o Festival de Cinema de Avanca terá no dia seguinte o início da MARATONA FILMAR ANIMAR.
No Auditório Paroquial de Avanca a noite será preenchida pela exibição do filme belga “Amanhã, se tudo correr bem”, uma sensível comédia de Ivan Goldschmidt, antecedido da nova versão da curta metragem de Luís Diogo “Noites de Cinema”, um filme produzido no âmbito de AVEIRO 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
A noite de quinta-feira encerra com uma Noite de Terror, comemorando os 20 anos do filme português mais visto de sempre na internet, “A Curva” de David Rebordão, e a apresentação de um novo projeto, liderado por Isabel Pina e Sandra Henriques da “Fábrica do Terror”. Será ainda tempo para recordar o ator José Neto, que em 2023 fez parte do júri do AVANCA. Será exibido o filme “A Tua Vez”, por ele genialmente protagonizado.
A noite de sexta marca o regresso do cineasta alemão Veit Helmer ao AVANCA com o seu novo filme GONDOLA. Uma obra passada num teleférico na Georgia, onde a paixão acontece entre as idas e as vindas de uma gondola muito especial. Veit Helmer, desde “Tuvalu” é um nome incontornável do novo cinema alemão e o cineasta que mais filmes sem palavras tem realizado. Com um som fantástico, em GONDOLA não é preciso perceber nenhuma palavra para seguir todo o filme.
Novo regresso irá acontecer no sábado, pelas 18 horas, com a exibição da longa-metragem “O Rei dos Elfos” do cineasta sérvio Goran Radovanovic. Uma obra inesperada de um dos cineastas mais premiados no festival AVANCA. Neste filme, passado no tempo em que a NATO bombardeava Belgrado, um jovem habituado a viver com a mãe e o irmão num arranha-céus do centro da cidade, de repente vê-se a viver num abrigo. Um grande filme anti-guerra, num tempo onde hoje estamos todos divididos por sua culpa.
O sábado é igualmente marcado pela exibição do novo filme de Joaquim Pavão “Cidade da Guitarra”, um longo documentário de cerca de duas horas e meia onde se procura descortinar as políticas culturais que transformaram o nosso país nas últimas décadas e compreender o impacto que estas tiveram e têm no exercício artístico, no tecido cultural e no acesso à fruição do público.
No domingo de manhã será tempo de cinema acessível e para assistir ao que venha a ser produzido nos workshops do festival. Será também o tempo de saber os premiados da edição 28 do Festival AVANCA.
O Avanca Film Festival chega também à tela do Cine-Teatro de Estarreja. O CTE exibe dois filmes no âmbito desta edição esta quinta-feira: "Cidade da Guitarra", às 14h, e "Itália Per Sempre", às 17h. Num só dia há "cinema de grande qualidade" na sala de espetáculos estarrejense, que ainda recebe na sexta-feira, às 10h30, uma seleção de longas e curtas metragens do AVANCA Gigantes, um festival de cinema para crianças e jovens. A entrada é gratuita.
Organizado pelo Cine Clube de Avanca e pelo Município de Estarreja, o AVANCA tem apoio do ICA/ MC, IPDJ, Turismo Centro, Junta de Freguesia de Avanca, Agrupamento Escolar de Estarreja, Paróquia e das associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.