Jovens com os olhos postos na prevenção contra os incêndios florestais
A missão é clara: vigiar, proteger e limpar a floresta
Arrancou esta semana, a 19.ª edição do projeto “Juntos pela Floresta”. Até 26 de julho, 28 jovens do concelho vão proteger a floresta local. Os voluntários já estão em formação com o Gabinete de Proteção Civil e Florestal do Município de Estarreja, com a Guarda Nacional Republicana e com os Bombeiros Voluntários de Estarreja para saber mais sobre a área florestal do concelho e os procedimentos a adotar durante a sua missão.
Vigilância móvel ativa, alerta de fogos florestais, recolha de lixo, georreferenciação de lixeiras clandestinas e sensibilização da população são as principais funções dos “guardiões da floresta.” Com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, estes jovens serão verdadeiros agentes de proteção civil, e o Município de Estarreja e as entidades associadas, depositam grandes expectativas neste projeto e nos voluntários, pela sua importância para a sua formação cívica, mas também para a comunidade estarrejense.
Diamantino Sabina, presidente do Município, na sessão de abertura do projeto, que decorreu na Biblioteca Municipal, na segunda-feira, 8 de julho, enalteceu o sucesso dos “19 anos desta iniciativa que a autarquia sempre apoiou e que todos os anos temos conseguido renovar esta equipa de trabalho.”
O edil reconhece que durante 17 dias, estes jovens “não terão uma tarefa fácil, pois a responsabilidade é grande.” Contudo, acredita que “é uma oportunidade única de adquirir novos conhecimentos sobre a proteção da floresta com as diversas ações de formação e, também, de criar elos de amizade e momentos de convívio que levarão para a vida.”
Joaquim Rebelo, comandante dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, aproveitou a oportunidade para agradecer a estes jovens por terem prescindindo do tempo de férias para cuidarem das zonas florestais, ajudando assim os bombeiros. Na sua intervenção afirmou ainda que “serão dias de cooperação, de trabalho, de aprendizagem e de foco, num trabalho conjunto essencial para a prevenção de incêndios.”
Nas palavras do Cabo Mor Alves, do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Ovar, a disponibilidade destes voluntários é rara. “Neste período, vocês vão ser os nossos olhos no meio da floresta. Com o vosso trabalho e apoio, acreditamos que tomaremos ações e decisões atempadas para proteger a floresta.”
As sessões de formação serão constantes onde serão abordados temas como floresta e prevenção de incêndios rurais, orientação em campo, alertas de incêndios rurais, prevenção rodoviária no uso de bicicleta e primeiros socorros.
Este programa de voluntariado jovem para as florestas é promovido pela Câmara Municipal de Estarreja e pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ). A sessão de encerramento e balanço está agendada para o dia 26 de julho, às 14h30, na Biblioteca Municipal.