Encontro Nacional de sub-14: mais de 1000 atletas na capital do Andebol

segunda, 01 de julho 2024

Na maior semana dedicada ao Andebol no Município de Estarreja, o Encontro Nacional de Sub-14 começou oficialmente no sábado e estende-se até esta terça-feira, 2 de julho. A edição de 2024 conta com mais de 40 clubes e mais de 1000 jovens atletas, distribuídos por 73 equipas, em mais um evento de convívio, competição e desportivismo que já faz parte da programação desportiva do município. O evento conta com organização conjunta entre a Federação de Andebol de Portugal, a Associação de Andebol de Aveiro e a Câmara Municipal de Estarreja.

O Encontro Nacional de sub-14 dispõe de oito recintos dedicados e nos primeiros dois dias realizaram-se uma centena de jogos. Em paralelo com a competição, decorreu este domingo, um Clinic para Treinadores, no Auditório da Biblioteca Municipal de Estarreja.

Durante todos os dias do evento, das 10h00 às 20h00, os jovens atletas podem usufruir de insufláveis, piscina ao ar livre, carros de choque, para além da presença da Mascote do GarciCup.

João Alegria, vice-Presidente e Vereador da Câmara Municipal de Estarreja, não tem dúvidas de que “Capital do Andebol” é mesmo a melhor forma de designar um município que se dedica de corpo e alma à modalidade: “Nós estamos a concretizar e a realizar esse slogan que para nós tem grande significado e comprovámos isso. Hoje terminou o estágio da Seleção Nacional sub-20, que foi um grande momento que enquadrámos no conjunto destas atividades e estamos a iniciarmos hoje o Encontro Nacional de sub-14. A expectativa é de grande participação, queremos acolher muito bem os miúdos, em todas as dinâmicas, nos jogos, nas refeições e nos alojamentos. Tudo isto enquadrado nestes 10 dias, que vão terminar com o GarciCup ’24. A nossa parceria com a Federação de Andebol de Portugal está, de facto, a concretizar-se e consolidámos isso num protocolo que aprovámos há dias em Reunião de Câmara para os próximos três anos, sinal de que queremos consolidar nesta parceria, Estarreja como Capital do Andebol.”

Numa edição que mostra um crescimento de cerca de 300 atletas em participação face a 2023, para o autarca é sinal de que há sempre espaço para ambicionar mais: “É com orgulho que se faz esse trabalho conjunto com a Federação de Andebol de Portugal e com os clubes. Nós aqui, queremos ter o melhor daquilo que é possível no que às condições logísticas diz respeito, melhorámos e estamos a ultimar a melhoria dos campos de jogos no exterior, temos os pavilhões em funcionamento. Todo o concelho de Estarreja está envolvido nisto e respiramos Andebol.”

No sábado à noite, decorreu a Cerimónia de Abertura, no coração do Parque Municipal de Antuã, que arrancou com um já característico desfile das equipas, embalado pelo soar dos bombos do grupo local, Eu’Fêmeas. Os discursos de boas-vindas ficaram a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, do Presidente da Associação de Andebol de Aveiro, Gonçalo Carvalho, e ainda de João Paulo Velez, vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal.

Imagem: Federação de Andebol de Portugal