Bombeiros Voluntários de Estarreja recebem apoio de 204 mil euros

quarta, 19 de junho 2024

A  Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja (AHBV) vai receber, até 2026, um apoio financeiro total de 204 mil euros do Município de Estarreja para manter o serviço humanitário com prontidão, qualidade e eficácia, capaz de realizar a sua atividade e as atribuições que lhe incubem, nomeadamente, nas áreas de combate a incêndios, socorro de pessoas e animais, proteção de bens e socorro de emergência e proteção civil.

No ano em que a Associação Humanitária completa 100 anos de história, Diamantino Sabina, presidente da Câmara Municipal, realçou que “a Associação tem assumido um papel fundamental na proteção civil do Município de Estarreja” e, por isso, “podem sempre contar com o apoio da autarquia tal como a comunidade conta com o empenho e trabalho dos Bombeiros Voluntários de Estarreja”, frisou.

João Alegria, vereador da Proteção Civil, sublinhou a importância desta parceria que resulta “numa melhor resposta às necessidades dos cidadãos”. Ao longo da sua intervenção destacou que com esta prestação de competências, a AHBV “assume o piquete de intervenção e uma sinergia na preservação do bem-estar dos animais e do meio ambiente, procedendo à recolha e captura de animais, alargando a capacidade de resposta.”

Nesta cerimónia ouviu-se ainda Marco Braga, presidente da direção da AHBV, que reconheceu que “nos últimos anos, este executivo municipal tem apoiado e, está cada vez mais, ao lado dos bombeiros.”

No protocolo pode ler-se que este “tem como finalidade pautar pela garantia do compromisso das ações a assegurar pelo Corpo de Bombeiros com eficácia e qualidade, estando o Município de Estarreja atento às necessidades e à importância desta associação, que presta um serviço de manifesto interesse público para o Concelho de Estarreja, garantindo a salvaguarda das missões ligadas à proteção de pessoas e bens.

A sessão de assinatura do contrato programa entre as duas entidades decorreu na passada terça-feira, dia 11, no edifício do Paços do Concelho.