Santo António está a chegar

Mercado Antigo e Sons do Minho na abertura das festas da Cidade

terça, 14 de maio 2024

Chegam mais cedo as Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja, já no último dia deste mês. De 31 de maio a 16 de junho, os festejos honram as tradições e convidam toda a população a sair à rua com um programa diversificado onde se destacam as Bandas em Festa (31 de maio), o Mercado Antigo (31 de maio a 2 de junho), o Desfile Etnográfico (2 de junho), as Marchas Populares (12 junho), as Tasquinhas ou os grandes concertos com nomes bem conhecidos da música portuguesa: Sons do Minho (1 junho), Os Quatro e Meia (dia 13), David Fonseca (dia 14), Ana Bacalhau (dia 15) e Flaviana Borges (dia 16).

As festas decorrem em vários pontos da cidade, tendo como pontos centrais a Praça Francisco Barbosa (31 de maio a 2 de junho) e o Parque Municipal do Antuã (12 a 16 de junho).

1 centena e meia de músicos no mesmo palco

O projeto local “Bandas em Festa”, desenhado especialmente para a abertura das festas, reúne, no dia 31 de maio, sexta-feira, no mesmo palco as 3 bandas filarmónicas concelhias, Bingre Canelense. Visconde de Salreu e Club Pardilhoense. Um momento festivo, que acima de tudo valoriza e consagra a importância histórica, educativa e cultural destas coletividades, verdadeiras escolas de música geracionais, por onde passam e são formados centenas de estarrejenses. Na noite seguinte, sábado, 1 de junho, o grupo Sons do Minho, de Viana do Castelo, vai animar o palco da Praça com temas originais de cariz tradicional e popular e cantigas ao desafio ou desgarradas.

Mercado Antigo até 2 de junho na Praça

O Mercado Antigo estará a funcionar nos dias 31 de maio (19h às 24h00), 1 de junho (das 12h às 24h00) e dia 2 (9h30 às 19h00), com um total de 80 feirantes de comes e bebes, carnes e enchidos, frutas e legumes, pão, tremoços, doces, plantas, biológicas, artesanato e louças e velharias.

Uma das novidades deste ano é a Mostra do Traje Popular, no sábado, dia 1, onde os Grupos Etnográficos e Ranchos Folclóricos do Município de Estarreja são os protagonistas principais. Este será um momento de desfile e mostra da arte do bem trajar e dar a conhecer as particularidades que constituem o Traje Popular Português, nas suas variadas vertentes, nomeadamente na representação de quadros demonstrativos da identidade territorial local.
Com o desfile etnográfico de manhã, o domingo evidencia a cultura popular e a memória, também no espetáculo comunitário interassociativo (A)braços da Ria II, que representa o continuar de um desafio criativo lançado ao movimento etnográfico do concelho.

De 12 a 16, as festas estão no parque da cidade

Após o primeiro fim de semana de Mercado Antigo na praça principal da cidade, as Festas mudam-se para o Parque Municipal do Antuã, como manda a tradição. As Marchas Populares, este ano com 7 grupos a desfilar e um total de 752 marchantes e músicos, dão cor à Avenida 25 de Abril e à alameda do parque na noite de 12 de junho, terminando em arraial com o espetáculo do Miguelito da Concertina.

Irão desfilar as seguintes marchas: Fundação Cónego Filipe Figueiredo – “50 anos de Liberdade”; Associação Cultural e Recreativa Unidos do Agro – “As Ceifeiras”; Associação Cultural e Recreativa A Esteira de Veiros – “Há festa no cais”; Associação Recreativa e Cultural Grupo de Samba Os Morenos – “Festas dos Tabuleiros de Tomar”; Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes – “Os Lavradores”; Associação Cultural e Recreativa e Escola de Samba Vai Quem Quer – “Popularmente falando, bem-vindos a feira dos doces”; Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense – “Namoro à moda antiga”.

Está lançado o mote para as noites quentes de verão com os grandes concertos no parque da cidade, com entradas livres. Antes de se estrearem no Brasil e já com uma primeira data lotada no Super Bock Arena, no Porto, Os Quatro e Meia atuam em Estarreja no dia 13.

David Fonseca chega na noite seguinte, prometendo uma prestação ao vivo memorável com a mistura de várias componentes multimédia, e cantar as suas canções desde há muito representativas do que de mais importante tem sido produzido a nível musical em Portugal.

Intérprete ímpar, que em palco se entrega sempre como se aquela pudesse ser a última vez que a ouvimos e vemos ao vivo, Ana Bacalhau apresenta-se a solo no dia 15.

Flaviana Borges, que conquistou o coração do público jovem na participação de vários programas de talentos e acaba de editar o seu primeiro EP “Cristal”, fecha o leque de artistas que passam no palco das Festas de Estarreja em 2024.

Comida típica é servida nas Tasquinhas

Conviver à mesa, comer e beber é sempre uma das sugestões mais apreciadas pelos estarrejenses e pelos visitantes. Com abertura no dia 12, quarta-feira, às 19h, as Tasquinhas de Gastronomia Regional abrem o apetite para os sabores mais tradicionais, servidos ao longo de cinco dias por 12 associações: Rivers Estarreja BBC, Associação Desportiva Arsenal de Canelas, Mordomia Genuína, Associação - Eu’fêmeas, Associação Cultural e Recreativa - Man’donnas, GRES Trepa de Estarreja, Grupo de Carnaval Gresfa, Grupo de Carnaval Zsazsa's, Saias - Associação Recreativa, Associação Atlética de Avanca, ACADOF - Associação Cultural de Amizade e Desporto Olímpico de Fermelã, Estarreja Andebol Clube e Clube Pimpónico.

Consulte aqui o programa: www.cm-estarreja.pt/festas_st_antonio_estarreja