Exercício da Proteção Civil testou os planos de emergência

segunda, 13 de maio 2024

O Serviço Municipal de Proteção Civil promoveu um exercício onde foi simulado o embate de um equipamento com o pipeline de transporte de uma substância das instalações da DOW para a Bondalti, dando-se início a um conjunto de ações de resposta. O objetivo foi testar os Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil e o Plano de Emergência Externo de Estarreja e no final a avaliação foi positiva. A ação teve lugar no dia 7 de maio.

Na reunião de avaliação global, com a presença de participantes, observadores e avaliadores das várias entidades envolvidas, o Vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal e Diretor do Plano, João Alegria, considerou “como muito positivo a realização deste tipo de exercício face às características do nosso Complexo Químico, havendo naturalmente alguns procedimentos a melhorar.”

Neste exercício participaram várias entidades - Câmara Municipal, empresas do Complexo Químico e do Eco Parque Empresarial, GNR, Bombeiros Voluntários de Estarreja, Juntas de Freguesia, Serviços Municipais de Proteção Civil de concelhos vizinhos, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Rádio Voz da Ria e IP – Infraestruturas de Portugal -, num total de cerca de 50 pessoas que assumiram diferentes papéis ao longo do simulacro, como participantes, observadores ou avaliadores.

João Alegria mostrou-se satisfeito com o empenho demonstrado, bem como “os meios envolvidos, quer pelas empresas quer pelos Bombeiros Voluntários de Estarreja, que foram os adequados e todos os agentes de proteção civil, brigadistas, socorristas, observadores e a Comissão Municipal de Proteção Civil, participaram ativamente, colocando em ação as suas capacidades.”

Foi também assumido por todos a importância da realização destes exercícios que devem ser realizados com frequência. “Só assim, os agentes de socorro, bem como a comunidade, estarão mais bem preparados para eventuais situações reais e se consegue implementar os Planos de Emergência quer o Municipal quer o Externo”, sublinha o responsável.

“Continuamos empenhados na manutenção e reforço da cultura da segurança na nossa Comunidade e é muito reconfortante o reconhecimento pelas Autoridades da Proteção Civil das boas práticas no Município de Estarreja que é exemplo a nível regional e nacional. Isto responsabiliza-nos ainda mais e exige e reforça o envolvimento de todos os agentes da proteção civil, que sempre se tem verificado ao longo dos anos”, conclui.

Que planos foram testados?

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Estarreja (PMEPC) visa a organização da intervenção das entidades e recursos disponíveis, com responsabilidade na área da segurança, em situações de emergência que possam ocorrer ou ter influência na área do município. Constitui uma ferramenta de resposta a todas as situações de acidente que possam afetar o concelho. Permite identificar a tipologia dos riscos e vulnerabilidades mais significativos presentes no território, inventariar os meios e recursos disponíveis para fazer face a uma situação de emergência e organizar a resposta, através da definição das estruturas de direção, comando e controlo e das missões atribuídas a cada entidade.

O Plano de Emergência Externo (PEExt) de Estarreja é um plano especial de emergência de proteção civil, que se destina a organizar a intervenção das entidades e recursos disponíveis, em situações de emergência que possam ocorrer ou ter influência na área do Município, em concreto no Complexo Químico de Estarreja (CQE) e que extravasem para fora do seu perímetro. Esta é uma ferramenta de resposta a situações de acidente químico.