Estarreja recebe investimento que promove a construção sustentável

Serão criados 51 postos de trabalho

sexta, 03 de maio 2024


Com uma inovadora unidade de produção em construção no Eco Parque Empresarial de Estarreja e um investimento na ordem dos 15 milhões de euros, a KREAR promove soluções de construção industrializada, para edifícios mais eficientes, seguros e saudáveis. De acordo com um press release lançado esta sexta-feira, o Grupo CASAIS e a SECIL uniram-se para lançar a KREAR, uma jointventure que tem como missão fomentar a construção sustentável. 

Numa área de 30 mil m2, prevê-se que a KREAR comece a fabricar, ainda este ano, estruturas de edifícios, com a ambição de impulsionar um novo paradigma da construção em Portugal. A fábrica em Estarreja irá empregar 51 pessoas.

A construção industrializada, realizada parcialmente em fábrica, gera ganhos de eficiência, permitindo tempos de construção mais céleres quando comparada com a construção tradicional. Um projeto realizado através deste tipo de construção pode demorar menos 25% a 50% do tempo face a um projeto de construção tradicional. 

Um desses casos emblemáticos é o MITH - Minho Innovation and Technology Hub, em Guimarães, powered by Casais. É um espaço que pretende aliar tecnologia, inovação e sustentabilidade num ambiente colaborativo, cuja primeira fase já está concluída, e que foi construído através do sistema de construção híbrida (que se traduz na conjugação de madeira e betão), e que assenta no sistema CREE Buildings. 
Este modelo de construção inovador pode permitir economias de escala na produção, diminuindo custos de construção. 

Além disso, numa altura em que o setor da construção atravessa uma crise de falta de mão-de-obra, a construção industrializada tem uma maior eficiência de tempo, permitindo menos horas na obra e, por conseguinte, redução de custos de trabalho.

As componentes que integram este tipo de construção são criadas num ambiente controlado, garantindo elevados padrões de qualidade, além da utilização eficiente de materiais, diminuindo o desperdício no local da obra e a poluição sonora. 

A KREAR está já a desenvolver projetos comerciais – tanto privados como públicos – no segmento da edificação com foco na habitação. O mercado português é, neste momento, o principal destino destas soluções. Contudo, a empresa está já a desenvolver a sua estratégia de internacionalização, olhando para mercados como Espanha e França. 

 

Imagem da página do Grupo CASAIS na rede social Instagram