Estarreja celebra os valores de Abril
A Assembleia Municipal de Estarreja promove uma sessão comemorativa às 16h, nos Paços do Concelho, e a Casa da Cultura abre as portas às 18h para a inauguração da exposição documental “Abril em Estarreja, 50 anos”, revelando documentos do Arquivo Municipal e de coleções particulares.
Neste dia "inteiro e limpo", a Assembleia Municipal de Estarreja celebra meio século de liberdade e de democracia em Portugal. Com o objetivo de reforçar e consolidar os valores de abril: liberdade, paz, solidariedade e respeito; a comunidade é convidada a participar neste momento de reflexão sobre o passado, o presente e o futuro. A sessão começa às 16h no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, abre às 18h a exposição documental “Abril em Estarreja - 50 Anos”, com espécimes do Arquivo Municipal e com empréstimos de coleções particulares, retrata alguns dos movimentos oposicionistas protagonizados em Estarreja ainda durante o Estado Novo, culminando com a afirmação da democracia, a nível local, após as eleições legislativas de 1976.
Próximas iniciativas inseridas nas comemorações
Baseado em factos reais, “Revolução sem sangue” é o filme em cartaz no Cine-Teatro de Estarreja na noite de sexta-feira, dia 26, com exibição às 21h30. Já no dia 27, às 21h30, o pianista e compositor Júlio Resende apresenta “Fado Jazz – Filhos da Revolução” no Cine-Teatro de Estarreja (CTE). O espetáculo conta com um momento comovente e inédito: um dueto impossível com a dica do fado, Amália Rodrigues.
“Com que Direitos” é a oficina com Joana Simões Piedade onde, à volta de uma manta-jogo, se falará sobre Direitos das Crianças. Destinada a crianças dos 5 aos 12 anos e famílias, esta ação está agendada para 25 de maio, às 11h.
O programa pode ser consultado no link dedicado às Comemorações dos 50 anos de Abril: www.cm-estarreja.pt/50Anos25Abril