Noite de Marchas Luminosas e Chegada dos Reis
Com a tradicional chegada dos Reis do Carnaval à Estação da CP, os grupos de Carnaval e todos os que se queiram juntar desfilam nas Marchas Luminosas. O desfile sai da Avenida Visconde de Salreu até à Praça Francisco Barbosa.
Os Reis Augusto Gomes e Filomena Gomes chegam à Estação de Estarreja às 21h30 e irão abrir o desfile das Marchas Luminosas, cumprimentando os seus súbditos do reino da folia! Chegados à Praça Francisco Barbosa, os monarcas assistem ao desfile trapalhão e, no final, dá-se a aclamação dos Reis.
A festa será de todos nesta que é uma das manifestações populares mais enraizadas dos festejos carnavalescos em Estarreja. Com o desfile dos 13 grupos de Carnaval e de populares que se queiram juntar, na noite de Marchas Luminosas reinam as partidas de Carnaval e os mascarados com as suas piadas e sátiras sociais e políticas. Os foliões vão divertir-se e prometem divertir os espectadores, provocar o riso e animar quem visitar a cidade.
Os reis cantores
Este ano os reis voltam a ser escolhidos entre os foliões da terra, uma forma de reconhecer e homenagear aqueles que contribuem, ou contribuíram, para o desenvolvimento do Carnaval de Estarreja e continuam a escrever a sua história.
Augusto Gomes e Filomena Gomes são irmãos e cantam juntos no samba há mais de três décadas. Fundadores de duas das 4 escolas de samba de Estarreja, foram sócios fundadores da escola de samba Os Morenos em 1989 e criaram também a Samba Tribal em 2011.
Na estreia dos Morenos em 1989, surge a bateria acompanhada, pela primeira vez, com vozes e som. Na harmonia estavam Filomena e Mimi Correia (atual integrante da "Vai Quem Quer"), as primeiras vozes das Escolas de Samba no Carnaval de Estarreja. Augusto foi o primeiro cantor em desfile, mas na escola Vai Quem Quer. Voltou para os Morenos e com os irmãos Filomena e Carlos Gomes passou a integrar a harmonia da escola. Em paralelo, fundaram (sempre em família) o projeto Axé Brasil, já com mais de 30 anos de existência e que já faz parte do ADN das noites da folia. Em 2024, Filomena e Augusto Gomes comemoram 35 anos de presença ininterrupta no Carnaval de Estarreja, a desfilar como os Reis da Folia.
Tradição com mais de 100 anos
A tradição carnavalesca em Estarreja remonta ao final do século XIX. Dessa altura chegam-nos notícias das célebres "Batalhas das Flores", alegres cortejos da época carnavalesca com carros alegóricos ricamente decorados que, sob o patrocínio de algumas firmas e famílias locais, desfilavam pelas ruas de Estarreja. Estarreja, a foliar desde 1987!