Estarreja tem o primeiro Carnaval inclusivo pela cor
Venda de bilhetes para edição de 2024 já começou
A pré-venda de bilhetes com descontos, a implementação do sistema de códigos para daltónicos ColorAdd e a entrada de mais dois grupos, elevando para 13 os grupos desfilantes nos Grandes Corsos (11 e 13 de fevereiro de 2024), marcam a edição de 2024 do Carnaval de Estarreja, apresentada em conferência de imprensa na quarta-feira. O programa inclui diversas atividades com início no dia 9 de janeiro.
Para esta edição, pela primeira vez, decorre um período de venda antecipada online “Especial Natal”, que começou na quinta-feira, 14 de dezembro, e decorre até dia 6 de janeiro de 2024, na plataforma BOL, “fazendo um reforço para que possam oferecer Carnaval no Natal”, adiantou a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto, cujo objetivo é, também, incentivar a aquisição de packs de livre trânsito, para as bancadas e para as plataformas, fidelizando públicos em todos os desfiles. Por exemplo, o passe geral que inclui lugar de bancada para o Carnaval Infantil, Desfile Noturno e Grandes Corsos custa 20€. A partir de 7 de janeiro será 6€ mais caro.
O Carnaval de Estarreja promove a acessibilidade universal para daltónicos na edição 2024. A iniciativa inédita posiciona o Município num caminho de inclusão para Todos.
A implementação do sistema de identificação de cores para daltónicos ColorADD na organização funcional e espacial do Carnaval de Estarreja, contribuirá para a disseminação de uma linguagem única, universal e inclusiva. O programa do evento inclui sessões de sensibilização sobre o tema com o objetivo de “promover a acessibilidade universal para os daltónicos. Seremos o primeiro carnaval inclusivo pela cor”, revelou Isabel Pinto. O “reforço do Carnaval inclusivo e acessível para todos enquadra-se na política municipal para a igualdade e não discriminação”, salienta.
Presente na sessão esteve Miguel Neiva, criador do ColorAdd, um código pioneiro, universal e inclusivo de identificação de cores para daltónicos e que permite que “com cinco símbolos gráficos, o daltónico consiga identificar todas as cores”. Conforme explicou, “não queremos tornar o mundo a preto e branco, mas levar a cor a todos. Fazer o mundo mais inclusivo é uma tarefa conjunta e todos podemos ser parte da solução. Vamos desfilar e levar a cor a todos”.
Grupos de Carnaval prometem espetáculo com qualidade
Em 2024, há dois novos grupos femininos a engrossar os grandes corsos. “A entrada de dois grupos constituídos por elementos femininos mostra a vitalidade que o Carnaval tem, demonstra a qualidade que temos tido nos desfiles e o trabalho dos grupos, que trabalham afincadamente, desde setembro, para que o Carnaval saia para a rua”, explicou Pedro Silva, Presidente da Associação do Carnaval de Estarreja. Este ano, serão 1300 desfilantes de 13 grupos (folia, passerelle e samba) nos Grandes Corsos de 11 e 13 de fevereiro, que prometem um espetáculo memorável. A avaliar pelos “projetos que temos em mãos, a qualidade vai aumentar”, realçou Pedro Silva. “O desfile é um palco com condições, como se de um teatro se tratasse”, graças ao trabalho de coorganização com a Câmara Municipal de Estarreja.
Pelo quarto ano consecutivo, o Carnaval de Estarreja exibe o emblema de Eco-Evento em parceria com a ERSUC, promovendo ações de sensibilização ambiental e a separação e recolha de materiais, numa iniciativa que tem uma vertente social, e que este ano reverte a favor da Oncologia Pediátrica em articulação com a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O “Carnaval mais sustentável, mais inclusivo, mais acolhedor e mais espetacular de Portugal”, assim resume o Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, sublinhando a “qualidade ímpar no acolhimento de públicos e de visualização do espetáculo”, num trabalho de requalificação iniciado em 2018, e o impacto na economia local.
Toy, Rosinha e Tio Jel nas noites do Carnaval com entradas livres
Agendada para 3 a 13 de fevereiro, a programação do Carnaval de Estarreja de 2024 integra uma oferta diversificada da qual fazem parte os desfiles (Carnaval Infantil – 4 fevereiro, Marchas Luminosas - 7 fevereiro, Desfile Noturno das Escolas de Samba - 9 fevereiro e os Grandes Corsos - 11 e 13 fevereiro).
As noites no Espaço Folia, instalado na Praça Francisco Barbosa, contará com a boa disposição de Toy (3 fevereiro), Rosinha (7 fevereiro), Projeto Ferver (9 fevereiro), Tio Jel (10 fevereiro) e Wilson Honrado (12 fevereiro), com entradas livres.
A Fábrica da Fantasia, um programa complementar que “já começou com o envolvimento da comunidade escolar que vai decorar as montras do comércio local”, inclui visitas aos bastidores (19 de janeiro nas escolas de samba), abrindo as portas a esta máquina criativa que cria um espetáculo único, vibrante e colorido.