Orquestra de Jazz de Estarreja atua hoje em Coimbra ao lado de Vitorino e Janita Salomé
A Orquestra de Jazz de Estarreja, acompanhada por Vitorino e Janita Salomé, estará hoje, dia 17, às 21h00, no Anfiteatro Colina de Camões, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, com o concerto “Tributo ao Cancioneiro Alentejano”, integrado na programação da 14.ª edição do Festival das Artes QuebraJazz, que decorre até dia 26 de agosto.
Composta por jovens e talentosos músicos estarrejenses e da região, a Orquestra de Jazz de Estarreja é o resultado da vertente formativa do Festival Estarrejazz. Com um crescimento consistente desde 2012, a Orquestra de Jazz de Estarreja (OJE) tem vindo a dividir o palco com grandes nomes do panorama musical português e não só, como por exemplo, a Maria João, o Salvador Sobral, o Vitorino, o Kiko Pereira, a Paula Morelenbaum, entre muitos outros! Agora chegou o momento de voltar a partilhar o palco com Vitorino e Janita Salomé, num tributo ao cancioneiro alentejano, que será pela RTP para, mais tarde vir, a ser emitido na RTP 2.
Para Isabel Simões Pinto, Vereadora da Cultura, “estar presente no Festival das Artes QuebraJazz, num local e numa noite tão especial, é o reconhecimento da qualidade artística e musical destes jovens que compõem a Orquestra de Jazz de Estarreja e tão bem representam o talento estarrejense. Este projeto, que estreou no ESTARREJAZZ – Festival de Jazz de Estarreja de 2013, é resultado de diversas oficinas de jazz que foram acontecendo ao longo de todas as edições do Festival. E hoje, quase a assinalar 10 anos de estreia, no Estarrejazz 2023, a Orquestra de Jazz de Estarreja é uma marca artística e cultural do município, e temos muito orgulho em ver a evolução destes músicos que são já “gigantes da música jazz”.”
A autarca acrescenta ainda que “sendo a OJE uma das vertentes do Laboratório de Aprendizagem Criativa, projeto educativo assente na estratégia de política cultural, a próxima edição do ESTARREJAZZ - Festival de Jazz de Estarreja, que decorrerá de 5 a 14 de outubro de 2023, trará momentos de aprendizagem com músicos de jazz consagrados, com o regresso das oficinas de Jazz, e a oportunidade de novos músicos puderem integrar o projeto formativo da OJE.
Este Festival, que nesta edição desenvolve-se em torno de um tema comum – “Manhã dos Séculos” e decorre de 15 de julho a 27 de agosto de 2023, dá especial relevo à música e às artes de palco, mas inclui também cinema, exposições, teatro para a infância, conferências, música para bebés, artes plásticas, gastronomia, literatura, cenografia, difundindo assim olhares esteticamente diversos sobre as Artes.