Estudo Prévio da Reabilitação do Centro da Cidade de Estarreja em fase de participação pública
Depois da apresentação, está em fase de participação pública o estudo prévio da reabilitação do centro da Cidade de Estarreja, que decorre durante 30 dias até 21 de julho e em que os estarrejenses podem enviar os seus contributos e sugestões (mais informação na página Participação Pública).
Revitalizar um espaço-chave do Município é o objetivo primeiro deste projeto. Durante várias décadas, o centro da cidade de Estarreja não sofreu nenhuma intervenção profunda de renovação urbanística, como tal precisa de uma mudança e a Câmara Municipal está a dar os primeiros passos para a implementar. Na sessão pública que decorreu na última terça-feira, o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, sublinhou que “falta uma reabilitação profunda no centro da cidade, que precisa de se modernizar”. O autarca não tem dúvidas que “está na hora de fazer uma obra estruturante no centro de Estarreja”, que reforce “a centralidade, a acessibilidade, o conforto e a segurança”.
A proposta para a regeneração urbanística do centro da cidade de Estarreja abrange uma área de cerca de 26800 m2 que inclui a Praça Francisco Barbosa e as principais ruas envolventes, nomeadamente a Avenida Visconde de Salreu, as ruas Dr. Souto Alves, Visconde Valdemouro, Comunidades Portuguesas, Dr. Joaquim Manuel Ruela e Dr. António de Abreu Freire. Nesta zona localizam-se os edifícios mais antigas do centro de Estarreja e equipamentos públicos, nomeadamente o Cine-Teatro, a Casa da Cultura, a Biblioteca Municipal e os Paços do Concelho.
A constituição em 2015 da ARU – Área de Reabilitação Urbanística para o Centro da Cidade resultou em “inúmeras obras de reabilitação e construções novas” originando “maior densidade de moradores”, que acrescida das obras previstas e que irão avançar nas imediações - nova Rua Dr. Manuel Figueiredo junto ao Cine-Teatro, já consignada, e a reabilitação das Ruas Dionísio de Moura e José Justiniano, a lançar a concurso, bem como a nova Variante da Pia dos Burros à Estação dos Comboios e cujo projeto está em elaboração -, também “criam pressão à reabilitação do centro”.
O autarca deu ainda nota que a obra, que comportará valores substanciais de investimento, na ordem dos 4,5M€ e para os quais se pretende obter financiamento, será faseada em dois momentos. A primeira fase englobará toda a Av. Visconde Salreu, da Estação de Comboios até à Rotunda das “Bateiras”, e a Rua Visconde de Valdemouro. A segunda fase abrangerá a Praça Francisco Barbosa e ruas envolventes, tal como a Rua Dr. Souto Alves.
Prevê-se que seja lançado a concurso o projeto da primeira fase, após a participação pública. “Obra no terreno, só em finais de 2024, início de 2025”, antevê.
A apresentação pública do Estudo Prévio da Regeneração Urbanística do Centro da Cidade de Estarreja decorreu em sessão aberta a toda a comunidade na última terça-feira, 20 de junho, no Cine-Teatro de Estarreja, com as intervenções do Presidente da Câmara de Estarreja, Diamantino Sabina, e do Arquiteto Paulo Reis, autor da proposta. A apresentação está disponível nas redes sociais do Município (Facebook e Youtube).