Estarreja ligada ao Planeta

Estarreja volta a aderir à “Hora do Planeta” e este sábado, durante 60 minutos, vai desligar as luzes dos principais edifícios do município. Ao mesmo tempo, apela à participação dos Estarrejenses para se associarem a este movimento e a uma mudança de atitude. É lançado o desafio aos cidadãos para que façam algo pelo planeta durante 60 minutos, entre as 20h30 e as 21h30.

sexta, 24 de março 2023


De forma simbólica, entre as 20h30 e as 21h30, ficarão às escuras os seguintes edifícios: Paços do Concelho, Casa da Cultura, Biblioteca Municipal, Casa Museu Egas Moniz e Complexo de Desporto e Lazer. Um apagão que pretende despertar consciências para as alterações climáticas.

Adicionalmente, o Município mostra o seu compromisso com o ambiente, através das seguintes ações a implementar em 2023: implementar a compostagem doméstica e comunitária, tratando na origem os seus biorresíduos; substituir 1200 luminárias de vapor de mercúrio de sódio por luminárias de tecnologia LED, sendo expectável que Estarreja atinja uma cobertura de 68% (num universo de 10.312 luminárias, foram já substituídas 5848), proporcionando uma poupança de consumo de energia elétrica estimada em cerca de 1.5 GWh/ano e uma redução de emissões de cerca de 225.5 TonCO2eq.

O projeto "Hora do Planeta" é da World Wide Fund for Nature (WWF) e pretende sensibilizar a população para as alterações climáticas, promovendo a reflexão e ação. Desde 2007 que a Hora do Planeta é conhecida pelo momento de “apagar as luzes”. 

“Desliga-te e dedica uma hora ao Planeta. No dia 25 de março, às 20h30, dedica 60 minutos a fazer algo positivo pelo nosso planeta. É assim tão simples”, é o novo apelo do movimento apostado em envolver todos os cidadãos.

Alterações climáticas estarão em debate na ObservaRia em abril

No âmbito do Compromisso Verde que enquadra a estratégia política de ambiente e sustentabilidade do Município de Estarreja, ainda esta semana, especialistas debateram a problemática da água e da sua gestão sustentável, na conferência “Estarreja e a Água – O nosso Compromisso em Transformar e Usar” e que vale a pena (re)ver (parte I e parte II). Nesta mesma semana, foram ainda plantadas centenas de árvores autóctones e realizadas ações sensibilização de defesa da floresta junto da comunidade escolar.

Já de 13 a 16 de abril, acontece a ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair cujo programa inclui o Ciclo de Palestras “Sobre[viver] em Emergência Climática: da Ciência à Comunidade”, agendado para o dia 14, sexta-feira, e que pretende elucidar acerca dos efeitos das alterações climáticas não só no planeta, biodiversidade e recursos naturais, mas também no Homem e nas comunidades. O conhecimento acerca das várias dimensões das alterações climáticas permite uma melhor preparação e adaptação ao cenário presente e futuro e, embora o tema já faça parte da agenda, é essencial o envolvimento da população e a inclusão do mesmo nas decisões locais. O ciclo de palestras é uma atividade aberta a todos os interessados, tendo acreditação para docentes.