Estarreja distinguida pela ABAE

Trabalho de alunos, professores e escolas, em prol da sustentabilidade ambiental do concelho de Estarreja, merece reconhecimento da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), promotora em Portugal do programa ECO-ESCOLAS.

quarta, 07 de setembro 2022


Ao longo dos anos, o Município de Estarreja tem apoiado as escolas na implementação dos diversos projetos através da cedência de tintas, floreiras, terra, árvores, prémios, equipamentos (compostores e reservatório de águas pluviais), cedência de transporte, instalação de barreiras e sinalização e oferece ainda todo o apoio solicitado à realização das iniciativas. 

Isabel Simões Pinto, vereadora do Ambiente, nota que “a maioria das pessoas começa agora a tomar consciência dos impactos das alterações climáticas no dia-a-dia, reconhecendo que são uma realidade e que o futuro depende de nós. Os recursos naturais são limitados e precisamos de aprender, ou reaprender, a viver de forma sustentável. O Município de Estarreja assume o “Compromisso Verde” como uma prioridade das suas políticas, onde a educação para o desenvolvimento sustentável ocupa lugar central e, ao longo do tempo, tem contribuído para uma atuação responsável das pessoas, particularmente das crianças, e para um melhor entendimento das implicações futuras dos nossos comportamentos.”

Escolas e Município premiados pela ABAE

Em cooperação com as Eco-escolas – Escola Prof. Dr. Egas Moniz e Escola Secundária de Estarreja -, o Município participou no projeto “O Mar Começa Aqui” tendo sido distinguido com uma Menção Honrosa. Esta iniciativa visa educar para a preservação dos ecossistemas, da biodiversidade e da qualidade da água, tendo como base a pintura em torno de sarjetas, com o objetivo de sensibilizar para o facto de que deposição de resíduos no chão ou nas sargetas, fará com que as águas pluviais arrastem com elas vários tipos de resíduos que culminarão no mar.

“É com orgulho que a autarquia vê escolas do concelho serem reconhecidas pelo trabalho desenvolvido ao longo de muitos anos. Este reconhecimento é sempre um estímulo para continuar a trabalhar e, por isso, estão de parabéns, mas não posso deixar de realçar e enaltecer o trabalho destas e de todas as outras Escolas que, no âmbito do Programa ECO-Escolas, têm-no feito com todo o empenho, determinação e compromisso com o processo de educação para o desenvolvimento sustentável, implicando toda a comunidade educativa na construção de um mundo melhor, despertando consciências e alertando para o papel de todos e de cada um”, afirmou Isabel Simões Pinto.

A Escola EB1 da Congosta foi galardoada com o 1.º prémio com a participação no projeto “O Ar Que Eu Respiro”, que consiste no desenvolvimento de diversas atividades e disponibilização de vários recursos relativos ao tema que promovam a proteção do recurso ar através da educação sobre o tema e consequente capacitação para a mudança de comportamentos.

A Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire recebeu uma Menção Honrosa com a participação no projeto “A Biodiversidade na Minha Escola”, que tem como objetivo dar a conhecer e promover a ação pela proteção da biodiversidade que rodeia o espaço escolar e consistiu na documentação, por parte dos alunos, da diversidade de espécies de flora, líquenes, cogumelos, aves, insetos e répteis que encontram no recinto escolar, através da observação das mesmas, e na pesquisa, captura de imagens e elaboração de ilustrações.

O ECO- ESCOLAS é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education” pretende encorajar o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido. Visa, ainda, criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade.

Sustentabilidade presente na estratégia política concelhia

De relembrar que as escolas concelhias são um exemplo a nível nacional. As 9 escolas, que integram os dois Agrupamentos de Escolas do Concelho, têm contribuído para salvar o planeta com ações, projetos, atitudes e comportamentos. Ano após ano, este trabalho tem sido galardoado com a Bandeira Verde Eco Escola, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), tornando os Agrupamentos de Escolas estarrejenses dos poucos reconhecidos como eco agrupamentos.

Também o Município de Estarreja tem conquistado, desde 2012, a Bandeira Verde ECOXXI. São 11 anos consecutivos a ver reconhecido o seu trabalho desenvolvido nas várias vertentes (22 indicadores analisados), evidenciando o compromisso para um Município mais verde.