Comunicado da CCDRC: Excedência aos Valores Limiar de Ozono
Período de Ocorrência: Entre as 12 e 13 horas do dia 13 de julho
A CCDRC-Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a quem compete a monitorização da qualidade do ar, emitiu esta tarde um comunicado informando que na Estação de Monitorização do Ar de Estarreja foi registada uma concentração média horária de 201 µg /m³ (microgramas de ozono por metro cúbico de ar), entre as 12h e as 13h.
Assim, na medida em que os valores de concentração registados podem provocar danos na saúde humana, especialmente nos grupos mais sensíveis da população (crianças, idosos, asmáticos, alérgicos e indivíduos com outras doenças respiratórias ou cardíacas) recomenda-se que os residentes nos locais afetados:
- reduzam ao mínimo a atividade física intensa no exterior (sobretudo ao ar livre),
- evitem outros fatores de risco, tais como fumar ou utilizar/ contactar com produtos irritantes contendo solventes na sua composição (ex. gasolina, tintas e vernizes),
- respeitem rigorosamente tratamentos médicos em curso,
- recorram a cuidados médicos, em caso de agravamento de eventuais sintomas.
A exposição a este poluente afeta, essencialmente, as mucosas oculares e respiratórias podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações oculares.
Esta informação da CCDRC surge em cumprimento do Decreto-Lei n.º 102/2010, de 23 de setembro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 47/2017, no que respeita à poluição atmosférica pelo ozono, sendo que o valor de concentração de ozono de 240µg/m³ / 180µg/m³ (microgramas de ozono por metro cúbico de ar), é referido neste diploma como Valor Limiar de Informação da População / Valor Limiar de Alerta da População.
Na ocorrência de hoje, trata-se de um “valor limiar de informação”, ou seja, é um nível acima do qual uma exposição de ozono de curta duração apresenta riscos para a saúde humana de grupos particularmente sensíveis da população. Quando é superior a 240 µg /m³, é considerado de alerta e para a população em geral.
A Estação de Estarreja, afeta à Zona Litoral Noroeste do Baixo Vouga, abrange: Concelhos de Albergaria-a-Velha, Estarreja, Murtosa, Ovar e as Freguesias do Concelho de Aveiro: Cacia, Eirol, Eixo, Nariz, Oliveirinha, Requeixo, São Jacinto, Vera Cruz, Nossa Senhora de Fátima.
Para mais informação consultar o portal da CCDR www.ccdrc.pt
O acesso público à informação e o índice de qualidade do ar (ccdrc.pt)