Homenagem póstuma ao Padre Júlio Franclim
A última obra do Padre Franclim, “Evangelho de Lucas – texto e comentário”, recentemente publicada, será apresentada por D. António Couto, bispo de Lamego, numa Sessão de Homenagem que se realizará esta sexta-feira, dia 11 de março, no Cine-Teatro de Estarreja, pelas 21h30.
A sessão contará com a presença de D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, e terminará com um momento musical pelo Coro da Catedral de Aveiro.
Parte das receitas angariadas com a aquisição do livro reverte para os Centros Sociais Paroquiais de Canelas e Fermelã.
Natural de Oliveira do Douro, onde nasceu a 3 de maio de 1953, o Padre Júlio Franclim Pacheco iniciou o seu percurso como seminarista em 1963 no Seminário de Calvão. De 1965 a 1970 frequentou o Seminário de Santa Joana, de 1970 a 1971 a Faculdade de Teologia em Lisboa e de 1971 a 1976 o Instituto de Ciências Humanas e Teológicas, no Porto.
Pároco de Canelas e Fermelã, no Arciprestado de Estarreja/Murtosa, o Padre Franclim era ainda o Presidente da Direção do Centro Social e Paroquial de S. Tomé de Canelas e presidia à Comissão Fabriqueira da Paróquia de Canelas. Foi em outubro de 1975 que a sua ligação a Estarreja se efetivou. Primeiro através do seu estágio pastoral na Paróquia de S. Tiago de Beduído e depois como colaborador do Padre António Fragoso. Foi nesta Igreja que em 1977 foi ordenado sacerdote por D. Manuel de Almeida Trindade.
Doutorado em Teologia, especialização bíblica, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, acumulou o serviço pastoral com o ensino da Sagrada Escritura no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra, no Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro, e atualmente lecionava na Escola de Teologia e Ministérios de Coimbra e no Centro de Formação D. António Marcelino.
O Padre Franclim faleceu no passado dia 18 de janeiro de 2022, aos 68 anos de idade.