Mário Afonso expõe no coletivo de curadores “a.topos” em Veneza

O artista plástico local Mário Afonso apresenta em Veneza, Itália, o trabalho “Linha Imaginária”. A mostra fica patente até 9 de outubro de 2021.

terça, 28 de setembro 2021

“a.topos” - coletivo de curadores internacional, nascido em Veneza em 2018 para partilhar experiências dentro da arte contemporânea – no último encontro da 1.ª edição do “The Creative Room” exibe as exposições “See you, Tomorrow” (Vemos-nos, Amanhã) e “Camera Oscura” (Câmara Escura). Mário Afonso é um dos 63 criativos que participam neste evento que procuram reinventar-se e manter o fluxo criativo apesar dos obstáculos impostos em tempos de exceção.

O artista plástico exibe em Veneza “Linha imaginária”. Nas suas palavras, este é um trabalho que procura abordar “questões relacionadas com isolamento forçado, o que de certa forma nos proporciona uma nova atitude e dimensão reflexiva. Projetos imaginários que surgem a partir de um estado meditativo, novos pensamentos, novos modos de ser, forçados por elementos externos que dão origem a construções mentais aleatórias que emergem de um acumulado de experiências, afetadas por restrições.”

Biografia

Mário Afonso, nasceu em 1983, é natural de Cascais, e atualmente reside em Canelas, Estarreja. É licenciado em Artes Plásticas, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e mestre em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro. Gere o “Projeto Estação Viva”, em Canelas, Estarreja, um espaço de divulgação cultural, numa parceria com a Câmara Municipal de Estarreja e a Junta de Freguesia de Canelas e Fermelã. O espaço está a ser dinamizado com o intuito de divulgar o trabalho de artistas nacionais e internacionais, de várias áreas artísticas, como a fotografia, a pintura, a música, a videoarte, etc. Para além disto, são realizados ateliês com crianças e adultos, incentivando a produção e o pensamento artístico e crítico, materializando os princípios da educação pela arte e da aprendizagem ao longo da vida, desígnios do LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa e da política cultural municipal.