Cerca de 3500 alunos começam o novo ano letivo no dia 16

terça, 14 de setembro 2021

Perto de 3500 alunos e cerca de 490 colaboradores, docentes e não docentes, regressam às escolas de Estarreja, no sistema de ensino público e privado, desde o pré-escolar até à formação para adultos. O Cine-Teatro de Estarreja recebeu na manhã de sexta-feira, dia 10 de setembro, a comunidade escolar do concelho para dar as boas-vindas, apresentar o Programa Municipal de Educação (PME) e prestar homenagem aos docentes e não docentes que se aposentaram.

A sessão contou ainda com uma brilhante reflexão do Professor Doutor Fernando Carvalho Rodrigues, intitulada “Aprender, Aprender a Ser – Ser”, que entusiasmou e, certamente, inspirará todos os presentes que encheram a sala.

Durante a Sessão de Abertura do Ano Letivo 2021/2022, João Alegria, vereador da Educação, sublinhou que o foco das atividades do Plano Municipal de Educação (PME), criado pela Câmara Municipal de Estarreja, para o novo ano escolar está “na concentração de recuperação de aprendizagens, em consequência dos dois anos da pandemia.”

Das mais diversas atividades, projetos e recursos do PME, inteiramente dedicado aos alunos, às famílias e aos professores, o autarca destacou quatro projetos, que resultam de um trabalho conjunto do Município e dos agrupamentos de escolas de Pardilhó e Estarreja.

João Alegria realçou o projeto Eco-Escolas, implementado em todas as escolas do concelho, que representa o empenho de toda a comunidade escolar em torno da educação para a sustentabilidade. Referiu ainda que “o próprio Município conquistou a Bandeira Verde ECOXXI, desde 2012, logo todos contribuímos para uma educação em prol do futuro.”

O programa que também mereceu destaque foi o da Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, as Bolsas Sociais EPIS, criado por empresários e gestores portugueses, e que tem desenvolvido em Estarreja desde 2012, em resultado da parceria com o Município de Estarreja e com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas de Pardilhó e de Estarreja, os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à potenciação e capacitação de jovens em risco que frequentam o 2.º e 3.º ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas.

Outro projeto mencionado pelo vereador da Educação foi o projeto “ESTA Integra E8G”, a funcionar no Agrupamento de Escolas de Estarreja, que “pretende intervir junto da comunidade cigana e imigrante, tendo como principal objetivo a inclusão social.”

Por fim, João Alegria apresentou o programa de “TOP Empreendedorismo” que tem reconhecido o trabalho dos alunos estarrejenses a nível nacional e internacional com os mais variados prémios.

Consulte o Programa Municipal de Educação 2021/2022