Cine-Teatro de Estarreja integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

quarta, 25 de agosto 2021


O Cine Teatro de Estarreja é um dos primeiros 50 equipamentos abrangidos pela Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), instrumento de apoio às artes e à cultura, conforme anúncio público da Direcção-Geral das Artes.

No seguimento da aprovação da candidatura estarrejense para credenciação da sala cultural, o CTE poderá concorrer a um apoio à programação a partir de outubro.

Corrigir assimetrias regionais, implementar boas práticas, incrementar a circulação nacional de projetos e criar condições para garantir uma oferta cultural de qualidade e diversificada em todo o território são alguns dos principais objetivos da rede, que nesta fase de arranque credenciou 50 equipamentos culturais distribuídos por todo o país, dos quais 23 pertencem à zona centro. Da Região de Aveiro, nesta primeira fase, constam as salas de Ílhavo e Albergaria-a-Velha, para além de Estarreja.

A RTCP é composta por equipamentos culturais que aderiram de forma voluntária e sob o compromisso de cooperarem entre si, permitindo incentivar a circulação de obras artísticas em território nacional, o aumento do número de coproduções entre entidades, bem como a valorização e qualificação de recursos humanos especializados. 

Este é um instrumento assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e as entidades independentes.