Apoiar as coletividades é apoiar a comunidade e a inclusão

quarta, 16 de junho 2021

Decorreu durante o mês de março, o período de candidaturas ao Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo (RMAA), que foi prolongado até 15 de abril devido aos tempos excecionais que vivemos. A sessão de atribuição de apoios às coletividades e instituições ocorrerá durante o mês de julho.

A Câmara Municipal considera que as coletividades precisam de ganhar “fôlego” para poderem projetar a continuação, no mais breve espaço de tempo possível, das suas atividades tão necessárias à população, dos jovens aos menos jovens.

“Tendo em conta os momentos difíceis por que passam as coletividades, a Câmara Municipal previu no Orçamento deste ano a manutenção dos valores globais do ano transato, ou seja, os apoios financeiros (verbas correntes e de capital), de forma a que também estas entidades consigam amortecer os efeitos terríveis que estão a sofrer na sua atividade”, refere o documento previsional de Estarreja para 2021.

No Orçamento de 2021 do Município é realçado o “trabalho de grande mérito e relevo (das Associações culturais e desportivas) para a inclusão e coesão social. Desde 2014, o apoio às coletividades teve um aumento significativo em termos financeiros. Em 2021, o apoio global verá mantido o patamar de 2020.”

Em 2020, o apoio às coletividades culturais e recreativas foi de 188.466,70 € e na área do desporto de 464.966,98 €.

Entre 2014 e 2020, os valores globais do apoio da autarquia às coletividades e IPSS excedeu os 7 milhões de euros (ver gráfico).

O RMAA entrou em vigor em maio de 2017 e define o âmbito, natureza e áreas de apoio, procedimento e critérios utilizados pelo Município para a atribuição de apoios a entidades, que, contribuam para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das populações. O Gabinete de Apoio ao Associativismo da Câmara Municipal presta apoio na elaboração da candidatura.

No contexto nacional de investimento municipal no Desporto e na Cultura, Estarreja continua no topo do investimento per capita em Portugal, muito acima da média nacional e regional.

Este assunto é retratado na última edição do Boletim Municipal de Estarreja, onde na sua versão impressa devido a um problema técnico, o quadro do apoio ao associativismo da área da cultura saiu incompleto. A versão correta está disponível neste link.

Consulte aqui a versão digital do número 51 do Boletim Municipal.