Quadras populares alertam para a importância da Infância na construção da identidade individual

70 estarrejenses - crianças, jovens e adultos – participaram no concurso de quadras dos Santos Populares “enQUADRA-te”, promovido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), em parceria com o Município de Estarreja e a Biblioteca Municipal.

sábado, 12 de junho 2021

Esta iniciativa, que vai já na sua 4.ª Edição, tem como principal objetivo sensibilizar para o importante papel de cada cidadão na promoção e proteção dos direitos das crianças e jovens, prevenindo e alertando para situações problemáticas diversas na infância, que põem em causa a segurança e o bem-estar das nossas crianças e jovens, aproveitando os Santos populares para que, de uma forma mais lúdica e poética, seja feita esta reflexão.

Nesta edição, dedicada ao tema: “Serei sempre criança… mas Infância só há uma!”, o desafio lançado a toda a população está centrado na importância da Infância na construção da identidade individual. As repercussões da pandemia de COVID-19 e as medidas de distanciamento social, trouxeram uma série de desafios para as crianças e jovens, quer na aprendizagem, quer nos vínculos familiares e com os seus pares.

Ao escalão A, dos 6 aos 12 anos, concorreram 43 crianças tendo sido atribuído o primeiro lugar a Maria Miguel Oliveira Gonçalves (9 anos), o segundo a Ana Camila (6 anos), e o terceiro a Matilde Oliveira Duarte (10 anos).

14 jovens também embarcaram neste desafio. No escalão B, dos 13 aos 25 anos, Maria Auxiliadora Riviero Tovar (25 anos) arrecadou o primeiro lugar, Letícia dos Santos Rodrigues (14 anos) o segundo, e Jéssica da Conceição Escudeiro (21 anos) o terceiro.

No último escalão, o C, 13 adultos inspiraram-se e arriscaram. Marco Paulo da Silva Rodrigues (39 anos) conquistou o primeiro lugar do pódio, logo de seguida ficou Jorge Luis Fernández Ramos (44 anos), e no terceiro lugar Dulce Rodriguez (55 anos).

As quadras a concurso foram avaliadas por um júri, composto por elementos da CPCJ de Estarreja e da Biblioteca Municipal, que votaram nas suas quadras favoritas sem saber o autor das mesmas, só conhecendo a que escalão correspondia cada texto.

A sessão de entrega de prémios será anunciada brevemente.