Na Biblioteca, maio começa com contos para bebés

sexta, 07 de maio 2021

A programação de maio da Biblioteca Municipal de Estarreja começa este sábado com a iniciativa “Contos com Fraldas”. Nesta primeira sessão presencial após o período de restrições, e que já está esgotada, sete bebés entre os 6 e os 36 meses e os seus pais terão a oportunidade de partilhar emoções através da leitura, de sons e de ritmos, das histórias contadas.

Próximas iniciativas para este mês:

14 maio – 19h30 | online
 “Avivar Memórias” com Mondadeiras
Ciente da importância da preservação da memória e das fontes orais, o Município de Estarreja tem vindo a iniciar um caminho de recolha de estórias e histórias das gentes da terra. Pretende-se com este projeto recuperar memórias imateriais que, de outra forma, ficarão perdidas. Um reencontro com as memórias, disponibilizando-as e perpetuando-as no tempo, para que jamais sejam esquecidas. A aposta neste projeto e a sua disponibilização para todos visa recuperar as memórias, mas, igualmente importante, promover a inclusão social, a relações entre as pessoas e o envolvimento da comunidade.

22 maio – 11h00 | online
Histórias em família
Os livros nunca se fecham, as histórias nunca terminam e os sonhos continuam a pairar. Neste confinamento, a Biblioteca Municipal deixa em vários recantos do concelho palavras encantadas, personagens atrevidas e dá a conhecer locais inspiradores e cheios de história. Neste mês, uma sessão que faz alusão às Mondadeiras e ao cultivo do arroz, numa paisagem inspiradora.

26 maio – 19h00 | presencial
Apresentação do livro “O Estado Novo e a África do Sul na defesa da Guiné”, de José Matos e Luís Barroso
Local: Cine-Teatro de Estarreja
O objetivo deste livro é estabelecer a ligação entre o esforço de guerra de Portugal na Guiné e o apoio financeiro que a África do Sul disponibilizou a Portugal no início de 1974, no âmbito do estabelecimento de uma aliança militar entre Portugal, Rodésia e África do Sul, com o nome de código "Exercício ALCORA". O apoio da África do Sul no esforço militar português em Angola inicia-se em meados de 1967, através da execução da Operação BOMBAIM para garantir apoio aéreo às operações conduzidas no leste e sudeste de Angola.

O resultado da operação foi mais modesto do que o esperado, originando a apresentação do Plano de Defesa para a África Austral, sob a direção estratégica de Pretória, que viria a originar o Exercício ALCORA, em outubro de 1970. O objetivo de Pretória era garantir a sua primazia na condução da estratégia de contrassubversão na África Austral, em que Angola, Rodésia e Moçambique desempenhavam a sua defesa avançada.

Embora estabelecido para a manutenção do "reduto Branco" na África Austral, o apoio financeiro resultante do Exercício ALCORA e acordado no início de 1974 entre os governos de Portugal e da África do Sul, seria principalmente para reforçar a capacidade militar das forças portuguesas na Guiné.

29 maio – 10h00 | presencial
Workshop de Bordado Livre, com Zing Comigo
No workshop de bordado livre, os participantes irão aprender a escolher materiais, a procurar inspiração e a criar os seus próprios desenhos. Vão desenhar no tecido e bordar em bastidor, usando 3 pontos base (atrás, haste e cheio).
M/12 anos
atividade gratuita sujeita a inscrição
limitado a 15 participantes

+info e inscrições: 234 840 614