ALAVANCA, Festival de Teatro de Avanca arrancou nas escolas

A 2.ª edição do ALAVANCA, Festival de Teatro de Avanca inicia o seu primeiro ciclo de espetáculos entre a Vila de Avanca e a cidade de Estarreja. São diversas as propostas que o festival apresenta para estes dias. Hoje, o teatro entrou nas salas de aula do concelho.

quinta, 22 de abril 2021


Esta manhã, a comunidade escolar do 1.º ciclo estive conectada em simultâneo na sala online do festival ALAVANCA. Cerca de 900 alunos assistiram e aplaudiram ao espetáculo “Três histórias com robertos”. Um convite que agora se estende a toda a família que, até domingo, pode assistir a esta peça em www.alavancafestival.pt/salaonline.php. “Três histórias com robertos” é uma criação das Marionetas Rui Sousa, “uma apresentação com as mais populares cenas de Robertos de Portugal. A celebração de uma das mais antigas artes de rua apresentada em palco.” 

Da sala online para o Auditório Paroquial de Avanca, onde esta sexta-feira, dia 23, às 20h45, o festival conta com a antestreia da peça “Corpo Suspenso”, uma criação da atriz Rita Neves sobre a Guerra Colonial. “Com a recordação destes episódios veio a ideia de que os corpos transportam memórias. O que ficou no corpo do meu pai da Guerra Colonial? Como poderei pensar e sentir o seu corpo enquanto arquivo? Por que é que o seu corpo parece trazer, por vezes, memórias silenciadas? E, num segundo plano, como é que o meu próprio corpo, em cena, poderá revelar algumas destas memórias?”.

No sábado, dia 24, às 11h00, também no Auditório Paroquial de Avanca, vai a cena o coletivo de improviso “Ervilha no Topo do Bolo “, um espetáculo que “segue uma estrutura de “jogos” de improviso onde é pedido ao público que participe através de contribuições do foro dramatúrgico (temas, espaço, objetos, etc.).”

No dia 30 de abril, sexta-feira, às 20h45, o ALAVANCA reabre as portas do Cine-Teatro de Estarreja, após o período de confinamento, com o espetáculo “CAR12” uma criação da “Trigo Limpo-ACERT “, que nos apresenta “uma dramaturgia mágica, humorada e emocionante. Uma andança divertida e comovente onde, da forma mais inusitada e virtuosa, surgem sons e melodias que são paisagens sonoras criadas pela execução musical de instrumentos inventados e construídos [mais de uma dezena] especialmente para esta criação artística. Sem palavras, ou melhor, com a palavra escondida simbolicamente nos silêncios, sons, gestos, melodias e atitudes teatrais dos intérpretes.”

A direção artística e produção do ALAVANCA, Festival de Teatro de Avanca 2021 é uma iniciativa da companhia de Teatro Kopinxas e da Associação Kompinxas, conta com o financiamento da DGARTES/ República Portuguesa Cultura, tem como parceiros o Município de Estarreja, a Junta de Freguesia de Avanca, CP – Comboios de Portugal e conta com o apoio do Centro Paroquial de Avanca e Cineclube de Avanca.

As reservas podem ser feitas em reservas@alavancafestival.pt 

+ Info www.alavancafestival.pt