COVID-19: Cuidado e prevenção continuam a ser as palavras de ordem

sexta, 05 de fevereiro 2021

De acordo com o último boletim da Unidade de Saúde Pública do ACES Baixo Vouga, de 2 de fevereiro, existem no Município de Estarreja um total de 217 casos ativos por infeção do novo coronavírus (COVID-19), o que representa uma descida de 229 casos ativos em dez dias. Nos lares de idosos, são 18 os casos ativos (dados desta sexta-feira, dia 5). Desde o início da pandemia, registam-se um total de 1608 casos confirmados (acumulados) de infeção a SARS-CoV-2/ COVID-19 e 28 óbitos em todo o concelho.

No boletim divulgado na terça-feira pela DGS, a Incidência Cumulativa a 14 dias (entre 13 e 26 de janeiro) de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 coloca Estarreja na lista dos 234 municípios onde existe risco máximo de infeção, ou seja, no nível extremamente elevado de risco.

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, refere que “temos acompanhado de perto o evoluir da situação e, ainda que tenhamos que manter todos os cuidados, começa a notar-se uma inflexão naquilo que foi um escalar de infeções deveras preocupante.” Sublinha que não podemos baixar a guarda e apela aos Estarrejenses para que sejam pacientes e continuem a cumprir as regras de prevenção e de confinamento. “Sejamos conscienciosos para com os outros e para connosco. Façamos por ser parte ativa da irradicação desta pandemia.”

Situação nos lares e hospital

No Hospital Visconde de Salreu, unidade do Centro Hospitalar do Baixo Vouga com um surto ativo, estão internados 10 doentes infetados com COVID-19.

Nas estruturas residenciais do Município de Estarreja, a situação estabilizou nos últimos dias, com 15 idosos e 3 profissionais a recuperaram da doença. O Lar Egas Moniz, do Centro Social e Paroquial de Avanca - Polo II, tem 11 utentes e 1 profissional infetados.

Vacinação nos lares

Com exceção do Polo II do Centro Paroquial de Avanca, a 1.ª fase da vacinação decorreu em todas as instituições, tendo sido administrada a primeira dose a um total de 412 pessoas (216 idosos + 196 trabalhadores).

Trata-se da 1.ª fase do processo de vacinação contra a Covid-19, inserido no plano nacional de vacinação, que contempla residentes e profissionais em estruturas residenciais para idosos, lares e estruturas da rede nacional de cuidados continuados.

Esta operação envolve profissionais de unidades funcionais do Centro de Saúde de Estarreja: Unidade Local de Saúde Pública, Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) “Nós”, USF Terras de Antuã e USF Águas do Gonde.

Apoios às instituições

A pandemia teve um forte impacto nos lares e Estarreja não foi exceção com o vírus a entrar em várias instituições do concelho: Associação Humanitária de Salreu, Fundação Cónego Filipe de Figueiredo, Associação da Quinta do Resende e Centro Social e Paroquial de Avanca - Polo II / UCC e Lar Egas Moniz e Lar Vida Nova. 14 idosos institucionalizados acabaram por falecer vítimas da doença desde o início do ano.

Face à carência de recursos humanos, a Brigada de Intervenção Rápida enviada pela Segurança Social ainda se mantém em funções na Humanitária de Salreu. A Câmara Municipal de Estarreja garante o alojamento destes profissionais.

Da parte da Câmara Municipal, houve ainda um reforço de apoio específicos destinados aos serviços de lavagem de roupa e de tratamento de resíduos COVID-19 nas IPSS que manifestaram essa necessidade.

Tal como tem feito durante toda a pandemia, a autarquia tem garantido ainda a estas instituições, bem como aos Bombeiros Voluntários, Equipamento de Proteção Individual (EPI), dando resposta às necessidades identificadas pelas próprias IPSS.

Mantenha-se em casa

Só com o esforço de todos, será possível quebrar as cadeias de transmissão. Respeite o dever geral de recolhimento domiciliário. Proteja-se!