Hoje é o dia da nossa Cidade de Estarreja!

A efeméride tem sido assinalada com o talento dos músicos estarrejenses. Apesar das circunstâncias, este ano não será exceção e, às 21h30, haverá um apontamento musical para seguir na página do Município no Facebook.

terça, 26 de janeiro 2021

É dia de cantar os parabéns à nossa Cidade que comemora o seu 16.º aniversário. Uma Cidade que se constrói de pessoas, porque de pessoas vive. São elas que a fazem crescer e a enriquecem.

Nestes últimos anos, a comemoração da Elevação de Estarreja a Cidade tem procurado destacar talentos do nosso Município, numa efeméride que une todos os Estarrejenses.

No âmbito da estratégia municipal para a política cultural, a valorização do território e dos seus agentes culturais, educativos e criativos é um pilar essencial na nossa dinâmica.

O momento comemorativo do aniversário de elevação de Estarreja a Cidade tem sido um palco dessa valorização, mostrando o que de melhor os Estarrejenses fazem, em várias áreas artísticas, fomentando o envolvimento e a participação da comunidade.

Primeiro num ciclo de concertos, com o fabuloso trabalho desenvolvido pelas Bandas Filarmónicas – Club Pardilhoense, Bingre Canelense e Visconde de Salreu -, agora através de um projeto do município com curadoria do maestro estarrejense Claúdio Ferreira, que desde 2019, tem destacado o trabalho de músicos formados cá, com percursos académicos e artísticos de referência, acompanhados pela Orquestra Filarmonia das Beiras.

Depois de Angelina Rodrigues (2019) e os irmãos Gabriel e Ricardo Antão (2020), Inês Pinto seria a solista do próximo concerto no Cine-Teatro, assinalando o 16.º aniversário da Cidade de Estarreja.

"Estes concertos têm sido uma excelente oportunidade para trazer ao palco do Cine-Teatro alguns dos mais notáveis músicos oriundos do concelho de Estarreja. Desde há muito tempo que as nossas coletividades - nomeadamente as bandas filarmónicas - fomentam o gosto pela música e pela prática musical naqueles que as integram. Este trabalho tem-se refletido na comunidade, designadamente na musical, pelo que neste momento é inequívoco que há muitos e bons músicos, em diversas vertentes, um pouco por  todo o concelho. Isto significa que muitos são os talentos que poderão juntar-se a nós e, portanto, está garantida a continuidade deste excelente projeto", afima o Maestro Claúdio Ferreira.

Infelizmente, este encontro ficará marcado para mais tarde. Neste dia, não poderíamos deixar de assinalar esta data. Acompanhe um apontamento musical esta noite a partir das 21h30 na página de Facebook do Município de Estarreja.

Os músicos:

Cláudio Ferreira - Maestro
Iniciou os estudos musicais na Banda Bingre Canelense. É o maestro titular da Orquestra Juvenil de Viseu e docente no Conservatório Regional de Música, Dr. José de Azeredo Perdigão.
Dirigiu, como maestro assistente, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Dirige, como maestro convidado, a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra e Coro do Projeto Xiquitsi em Maputo – Moçambique e a Orquestra Clássica do Centro.

Angelina Rodrigues, Flauta
Iniciou os estudos musicais na Banda Bingre Canelense. É professora de flauta como Assistente Convidada na Universidade de Aveiro e, desde 2002, solista B na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

Gabriel Antão, Trombone
Iniciou os estudos musicais na Banda Visconde de Salreu. Desde 2011 é trombone solista da Orquestra Tonkunstler, da Áustria, e tem colaborado com diversas orquestras europeias. Apresentou-se ainda como solista em diversas orquestras.

Ricardo Antão, Eufónio
Iniciou os estudos musicais na Banda Visconde de Salreu. É professor de Eufónio e Música de Câmara na Universidade de Aveiro e na ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Colabora com várias orquestras e formações.

Inês Pinto, Flauta
Colaborou enquanto instrumentista com a Orquestra do Clube Cultural e Desportivo de Veiros. É membro à experiência na Royal Philharmonic Orchestra, em Londres. Colabora regularmente com várias orquestras europeias e as principais orquestras portuguesas. Neste momento frequenta uma pós-graduação “Konzertexamen” na HMDK-Stuttgart, na Alemanha.

O dia 26 de janeiro de 2005 permanecerá na história do Município de Estarreja. Era então publicada no Diário da República a Lei nº 3/2005 que oficializava a Cidade de Estarreja.

A Lei nº 3/2005 foi aprovada pela Assembleia da República a 9 de dezembro de 2004, tendo sido promulgada pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, a 7 de janeiro de 2005.

Lê-se no seu Artigo Único:
“A Vila de Estarreja, no Município de Estarreja, é elevada à categoria de Cidade”.