15.ª Edição do Estarrejazz

O Estarrejazz marca, mais uma vez, o início da época outonal no Cine-Teatro de Estarreja, com destaque para o convidado especial Camané, em palco com o trio de Paulo Bandeira, dia 9 de outubro, um dos quatro grandes concertos deste festival. O baterista estarrejense faz-se acompanhar pelos incontornáveis João Paulo Esteves da Silva, piano, e Nelson Cascais, contrabaixo. Triângulo de luxo, para uma voz do mundo, que extravasa a sua praia, o Fado, para os extensos areais da música.

segunda, 28 de setembro 2020


Mas na abertura desta 15.ª edição do festival, dois “nomes sagrados” do panorama jazzístico nacional, Carlos Barretto, contrabaixo, e Alexandre Frazão, bateria, juntam-se ao pianista Rui Caetano, para apresentar o último disco deste, “Output”, num concerto de abordagens e estilos variados, prometedor, que acontece dia 2.

O dia seguinte, sábado, 3 de outubro, tem o toque ibérico, com o quarteto do percussionista rítmico Iván Sanjuán, do país vizinho, numa viagem pelo jazz contemporâneo, o bop e a música africana, com Joaquín de la Montaña, saxofone, Pedro Calero, piano, e Enrique Tejado, contrabaixo, como companheiros de percurso.

Encerra, mais uma vez, com chave de ouro o Estarrejazz. A Orquestra de Jazz de Estarreja vai acumulando convidados de luxo ao longo destas edições: Kiko Pereira, é o senhor que se segue. Cantor, letrista e produtor, com créditos firmados no jazz português, estende a sua atividade à docência no Conservatório de Música do Porto e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, tendo sido “vocal coach” em vários programas como a Operação Triunfo, The Voice Portugal e La Banda.