Nuno Bastos apresenta o seu novo disco

Nuno Bastos desde cedo se lançou na música, despertando a paixão pelo samba em tenra idade o que o fez aprender a cantar com sotaque e suingue brasileiro. Foi nessa investida por este género musical que aprendeu a dominar o cavaquinho e todos os instrumentos de percussão - o que lhe concede autoridade para ser Mestre de Bateria e intérprete da Escola de Samba Vai Quem Quer.

quarta, 23 de setembro 2020

Depois do lançamento, em 2014, do seu primeiro álbum “tudo bem”, “coração em desalinho - os sambas de Ratinho”, vem no momento da sua afirmação no panorama do samba mundial e, por isso mesmo, um dos momento mais importantes da carreira do jovem músico da nossa terra.

“coração em desalinho - os sambas de Ratinho” apresentado este sábado, no Cine-Teatro de Estarreja

O cantor estarrejense Nuno Bastos, acompanhado por 10 músicos, apresenta no próximo sábado, dia 26 de setembro, no Cine-Teatro, o seu novo álbum “Coração em desalinho - Os Sambas de Ratinho”, um disco de homenagem a Alcino Correia, conhecido como “Ratinho”. O compositor era natural de Armamar (Viseu) mas cedo imigrou para o Brasil, revelando-se um compositor de grandes sucessos ao lado de nomes como Monarco, Mauro Diniz, Sereno, Nelson Cavaquinho e Zeca Pagodinho.

Neste concerto, Nuno Bastos mostrará este trabalho, lançado pela prestigiada editora Brasileira Biscoito Fino e composto por doze temas, e ainda duas canções inéditas do autor português homenageado em parceria com Zeca Pagodinho.

Zeca Pagodinho e Raquel Tavares dão voz a este disco

Zeca Pagodinho é o principal intérprete da obra de Ratinho, tendo lançado sambas como “Coração em desalinho” (1986) e “Vai vadiar” (1998), ambos feitos pelo compositor em parceria com Monarco. Estes dois sambas figuram no repertório deste novo disco de Nuno Bastos ao lado de outros temas de Ratinho e Monarco, como “Nunca vi você tão triste” (2000) e “Vou procurar esquecer” (1996).

A fadista Raquel Tavares, que viveu durante três anos na cidade do Rio de Janeiro, é a convidada de “Loucuras de uma paixão” (Ratinho e Mauro Diniz, 1996).

Nuno Bastos também dá voz a uma rara parceria de Ratinho com os compositores brasileiros Alcemir Gomes Bastos (1950 - 2013), conhecido como Bandeira Brasil, e Nelson Cavaquinho (1911 - 1986), “Amante da verdade”, samba gravado por Bandeira no álbum “A cor do Brasil” (2003).

Os sambas “Parabéns para você” (Ratinho, Mauro Diniz e Sereno, 1985), “Termina aqui” (Ratinho, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho, 1987), “Meiguice descarada” (Ratinho e David Correia, 1988) e “Lua de Ogum” (Ratinho e Zeca Pagodinho, 1991) também figuram no disco de Nuno Bastos, impulsionando a batida luso-carioca deste “Coração em desalinho”.