O BioRia recebe “europeu” de voluntariado ambiental

sexta, 31 de julho 2020


Orientado pela Associação BioLiving, este campo internacional de voluntariado ambiental, conta com jovens portugueses mas também voluntários oriundos de Espanha, Itália, França, Hungria, Alemanha e Grécia. No total são 20 jovens que entraram nesta aventura que tem o apoio do Município de Estarreja e do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude que foi aprovado em fevereiro, e que aceitaram o desafio de adaptar todos os trabalhos e dinâmicas a uma situação de distanciamento, higiene e segurança máximas, em virtude da pandemia de COVID-19.

Respeitando criteriosamente todas as normas recomendadas pelo IPDJ e Direcção-Geral de Saúde, todas as atividades decorrem em segurança e o ambiente agradece a coragem dos jovens voluntários, que abdicaram de duas semanas das suas férias para abraçarem uma causa comum. Até 5 de agosto, os trabalhos decorrerem na freguesia de Canelas, onde serão recuperados ecossistemas ribeirinhos e património cultural na “micro-reserva natural” gerida pela Associação BioLiving, e também nos percursos do BioRia, através de tarefas de beneficiação da biodiversidade e de controlo de espécies exóticas invasoras.

Os jovens serão liderados por um grupo de cinco biólogos desta associação, já muito experientes na organização e gestão destes campos internacionais, que incluem uma mostra do melhor que o nosso país tem para oferecer. Da gastronomia às paisagens, da cidade anfitriã às praias e à ria de Aveiro, os jovens voluntários viverão uma experiência cultural muito gratificante, que inclui ainda atividades de animação, jogos didáticos, palestras com especialistas, oficinas de observação de fauna, workshops de sustentabilidade e passeios culturais.

A pandemia não venceu a vontade destes jovens voluntários em contribuir abnegadamente para uma causa maior, num exemplo de responsabilidade cívica, resiliência e superação. As novas formas de trabalhar e colaborar são dificuldades que estão a ser ultrapassadas, para já, com resultados muito positivos para todos: organização e participantes.

Câmara Municipal assina protocolo de cooperação com Bioliving

No âmbito da conservação e valorização do Património Natural do Concelho de Estarreja, que integra o Baixo Vouga Lagunar, são vários os desafios que o Município tem enfrentado ao longo dos últimos anos, sobretudo para fazer face às alterações climáticas e proteção da Biodiversidade. 

Nesse sentido, entendeu a Câmara Municipal estabelecer um Protocolo de Cooperação com a Associação Bioliving, que tem desenvolvido atividades de interesse comum a ambas as entidades, em especial no domínio da conservação da natureza e biodiversidade, gestão e restauro de ecossistemas, áreas protegidas, turismo sustentável e promoção do desenvolvimento local. A título de exemplo, esta associação tem desenvolvido um trabalho meritório na recuperação e valorização de vários hectares em Canelas. De todos os projetos desenvolvidos por esta Associação o destaque vai para o VACALOURA.pt, que é um projeto coordenado pela Bioliving em parceria com a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, com a Sociedade Portuguesa de Entomologia e com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Ao longo dos últimos anos destaca-se também a colaboração da Bioliving no desenvolvimento de várias atividades de sensibilização ambiental no âmbito da Feira Internacional ObservaRia e da BioRace Challenge.