Julho com música, teatro e cinema no CTE

Marco Rodrigues, Mafalda Veiga, Virgílio Castelo e Custódia Gallego passam pelo palco estarrejense

sexta, 03 de julho 2020

Estarreja volta a receber cultura, respeitando todas as normas de segurança e higiene recomendadas pela Direção-Geral de Saúde para os equipamentos culturais. Artistas voltam ao Cine-Teatro de Estarreja para apresentarem os seus projetos culturais e para ouvirem e sentirem o seu aplauso. Em julho, o cartaz conta com muita música, teatro, conversas e cinema.

Música portuguesa com Marco Rodrigues e Mafalda Veiga

No sábado, dia 4, às 21h30, está agendado o concerto do fadista Marco Rodrigues para apresentar o seu mais recente álbum “Copo Meio Cheio”. Este, que é o seu quinto disco de originais e é o sucessor de “Fados do Fado”, nomeado para um Grammy Latino. Não é um disco de fado, não é um disco de pop, é um disco de Marco Rodrigues, onde a sua identidade e a sua incrível capacidade interpretativa se encontram mais definidas do que nunca.

Em palco, acompanhado por um irrepreensível trio de fado e um set de percussão, Marco Rodrigues apresentará para além de alguns temas de “Copo Meio Cheio”, muitos dos sucessos que marcaram a sua carreira, como “Homem do Saldanha” e “Rosinha dos Limões” e alguns fados tradicionais incontornáveis. Para assistir na maior sala de espetáculos estarrejense.

De nome “Crónicas da Intimidade de uma Guitarra Azul”, Mafalda Veiga sobe ao palco, em solo absoluto, para dar a conhecer o seu novo espetáculo, com um reportório tão vasto, que se basta a si próprio para transpor uma intimidade tão dela e da guitarra e mostrá-la ao público.

Neste espetáculo estão contempladas canções incontornáveis da cantora, como por exemplo o tema “Olha como a vida boa”, do mais recente disco “Praia”, que integra a banda sonora da telenovela da TVI “Jogo duplo”, bem como outras que têm deixado saudade e que voltam agora a ganhar voz, tais como “Gente perdida”, “Fragilidade”, “Una Casa”, entre outras.

A Mafalda Veiga, na sua forma mais simples e direta ao coração; como só ela sabe. A não perder, dia 18, às 21h30, no CTE.

Venha ao teatro e ao cinema no CTE

Com Virgílio Castelo e Custódia Gallego e com direção de Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu, no dia 11, sábado, às 21h30, a peça de teatro “O Amante” entra em cena no CTE.

Para quebrar a monotonia do casamento, um casal constrói uma fantasia de infidelidade. Em encontros à tarde, ele transforma-se num desconhecido que bate à porta de casa para se envolver com a mulher. O jogo da intimidade vai saindo do controlo, e a entrega à fantasia acaba por fazer cair as máscaras, provocando conflitos inesperados. Uma comédia de costumes para ver na sala física.

Na sétima arte são muitas as propostas que vai querer assistir sempre às quintas-feiras, às 21h30. No dia 2 é exibida a comédia “Vidas Duplas” de Olivier Assayas. Já no dia 16 de julho propomos a comédia de Philippe de Chauveron “Que mal fiz eu a Deus agora?”.

A pensar no público infantil, no dia 12, domingo, às 10h30, passamos no ecrã do CTE o filme da Disney Pixar “Bora Lá” de Dan Scanlon.

As (boas) conversas continuam na nossa “sala online”

Com transmissão online através do facebook, youtube e site do CTE, vamos estar à conversa com diversas personalidades com o objetivo de ouvirmos as suas opiniões, quais os desafios e os obstáculos, devido à pandemia provocada pela COVID-19, que enfrentaram e enfrentam nas suas diferentes áreas profissionais.

O primeiro convidado deste mês é o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina. Marcada para dia 3, sexta-feira, às 21h30, na rubrica “À Conversa com...”,  o autarca vai falar dos desafios que o Município enfrentou para responder ao surto pandémico provocado pelo coronavírus. E o futuro traz tantos outros. Diamantino Sabina vai partilhar os medos, as incertezas e as decisões tomadas sempre com o objetivo de proporcionar aos estarrejenses as melhores respostas.

Dia 9, quinta-feira, Joaquim Margarido é o convidado da nova rubrica “No Palco com...” , que salta da plateia para o palco. É “Amigo do CTE”, um espectador assíduo da nossa sala de espetáculos e espelha as suas experiências no blog “Erros meus, má fortuna, amor ardente...”. Às 21h30, Joaquim Margarido vai ler os seus textos dedicados aos espetáculos do CTE, enquanto partilha as fotografias captadas pela sua lente.

Na sessão “À Conversa com...”, do dia 10, sexta-feira, às 21h30, sentamo-nos com o músico, compositor, ator, produtor, diretor criativo e programador da Associação Cultural D’Orfeu, Luís Fernandes para conhecer não só a sua multifacetada atividade cultural como o papel e as dificuldades do setor associativo na vertente cultural.

Na semana seguinte, no dia 17, às 21h30, o tema da conversa gira à volta da sétima arte. O CTE convida o fundador do Cine-Clube de Avanca e diretor do Festival de Cinema AVANCA, Costa Valente, para falar sobre o abalo causado pela COVID-19 e as incertezas e o futuro relacionado com o cinema em Portugal.

Mais informações na Agenda de Julho ou no website do CTE