Sermão aos Peixes, de Joakin Pereyra

quinta, 18 de junho 2020


O Santo António é uma das suas figuras prediletas. “Já cheguei a desenhar quinze por dia”, lembra Joakin Pereyra. Convidado pelo Município de Estarreja para a exposição deste ano das Festas do Município (canceladas por causa da pandemia COVID-19), o artista da terra apresenta “Sermão aos Peixes”, no Edifício dos Paços do Concelho. 
 
Curiosamente, apesar do santo casamenteiro ocupar um lugar muito especial na sua inspiração, nunca o tinha representado neste ato em que prega aos peixes. As cores fundem-se na instalação constituída por 12 peças em que recorre a vários materiais como madeira, ferro e cartão. “É um dos trabalhos (relacionados com o Santo) mais bonitos que já fiz”, considera o artista plástico que já perdeu a conta às representações que executou ou desenhou deste que é, provavelmente, o mais popular de todos os santos. 
 
“Só este ano, fiz em desenho 57”, alguns dos quais durante a quarentena. Não foi o caso da exposição que agora está disponível no Edifício dos Paços do Concelho. O artista criou estas peças o ano passado, logo após o convite da autarquia. O resultado pode ser apreciado até dia 3 de julho. 
 
Até 3 julho nos Paços do Concelho
SERMÃO AOS PEIXES
JOAKIN PEREYRA
“Que mundo este
Ó meu Santo, Santinho chamado António
Ao falares com estes Peixinhos
Lembra-te e fala também com todos os tubarões
Que são os nossos ladrões.”