Equipa especializada da GNR realiza a desinfeção de creches

quarta, 27 de maio 2020


Decorrem durante esta semana, as ações de desinfeção de creches de IPSS que irão abrir no próximo dia 1 de junho e cujas instalações tenham tido algum tipo de ocupação durante a pandemia COVID-19, nomeadamente para dormitório das equipas de funcionários que ficaram confinadas nos Lares ou tenham tido casos positivos da doença. Os trabalhos são realizados pela Guarda Nacional Republicana – Equipa UEPS – Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, especializada em matérias perigosas e agentes NRBQ. 

A Câmara Municipal de Estarreja requereu esta intervenção através do CDOS - Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro, nos termos da Lei de Bases da Proteção Civil. Num serviço articulado pelo SMPC – Serviço Municipal de Proteção Civil de Estarreja, com o CODIS - Comandante Operacional Distrital de Aveiro, GNR e com as IPSS envolvidas, a operação abrange cinco instituições que têm respostas sociais cruzadas, nomeadamente lar de 3.ª Idade e creche. 

Os trabalhos tiveram início na segunda-feira no Centro Paroquial de Assistência de Pardilhó e no Centro Paroquial de Santa Marinha de Avanca. Esta quinta-feira prosseguem na Fundação Cónego Filipe Figueiredo e na Santa Casa da Misericórdia e irão terminar na Associação Humanitária de Salreu (3 junho), que abrirá as portas a 4 de junho.

A Câmara Municipal de Estarreja cedeu à GNR 200 kilos de hipoclorito de sódio (doados pela Bondalti) para serem utilizados na realização das desinfeções. Para além da desinfeção, os especialistas dão formação às equipas responsáveis pela limpeza e desinfeção das instalações.