12 novos postos de recolha de óleos usados instalados no concelho de Estarreja
O concelho de Estarreja tem uma nova rede de oleões, um equipamento destinado à recolha de Óleos Alimentares Usados (OAU). S
São 12 novos oleões, distribuídos por todo o Município, numa ação realizada em parceria com a autarquia e a Prio Top Level (novo prestador de serviços para recolha, transporte e tratamento de óleo alimentar usado).
Uso de ecopontos permite baixar o valor da tarifa de resíduos urbanos
É de relembrar todos os munícipes, que os óleos alimentares usados, geralmente, lançados nos sistemas de drenagem de águas residuais ou colocados no lixo, provocam a poluição da água e do solo. Ao colocar os óleos alimentares usados no oleão estamos a contribuir para a redução da poluição e para a transformação do óleo em biodisel. Desta forma, todos estamos a proteger o ambiente, reciclando, neste caso, usando o OLEÃO.
A tarifa municipal de resíduos urbanos, cobrada aos munícipes, reflete os custos da recolha, transporte e tratamento de resíduos urbanos indiferenciados assim, quanto mais resíduos separar e colocar nos ecopontos, menos resíduos indiferenciados produz, mais baixo será o valor da tarifa de resíduos urbanos.
Nova tecnologia permite a monitorização em tempo real
Os novos oleões estão equipados com o sistema de sensorização Simple Smart (S+), que permite a monitorização em tempo real do estado de enchimento e a contabilização do número de depósitos inseridos no oleão.
Os sensores aplicados no oleão estão ligados em rede móvel, para monitorização, conceito IoT – Internet of Things (Internet das Coisas), que permite que o recipiente fique ligado a um sistema de “backoffice” para melhor gestão das rotas e recolhas em tempo real, entre outros.
Estes novos equipamentos têm ainda um sistema de identificação e reconhecimento para interação com o utilizador, através do site www.reno.pt. Ao utilizarem esta aplicação os cidadãos estão a contribuir para o controlo do serviço de recolha, ao mesmo tempo que terão acesso a campanhas exclusivas definidas pelo Município e pela empresa. No site é também possível verificar qual o oleão mais próxima da sua localização:
1 Av. Visconde de Salreu (junto à praça de Táxis), Estarreja
2 R. Prof. Dr. Egas Moniz, Avanca (junto ao café Triângulos)
3 E.N. 109 Fermelã (junto à junta de Freguesia)
4 Rua Campo da Cruz, Canelas
5 Rua Prof. Miguel M. Lemos, Salreu
6 Rua Francisco de Matos, Veiros
7 Largo Dr. Egas Moniz, Pardilhó
8 Rua de Santo Amaro, Beduído
9 Rua das Tílias (Urbanização da Póvoa), Beduído
10 Largo de S. Sebastião, Avanca
11 Largo de Água Levada, Avanca
12 Rua Moinhos do Carvalhal, Pardilhó
Como utilizar o OLEÃO
- QUAIS OS ÓLEOS QUE PODE COLOCAR NO OLEÃO:
Óleos vegetais tais como: girassol, soja, palma e colza, azeite e óleos de conservas.
- ONDE COLOCAR OS SEUS ÓLEOS ALIMENTARES USADOS:
Após fritar batatas e outros alimentos, deve deitar o óleo usado frio numa garrafa de plástico (p.e. garrafa usada de refrigerante ou do próprio óleo) com a ajuda de um funil e quando estiver cheia deve colocá-la no oleão.
- O QUE NÃO PODE COLOCAR NO OLEÃO…
- Óleo lubrificante de motores (uma vez que é um resíduo perigoso que impede a valorização do óleo alimentar usado);
- Margarina e outros resíduos de alimentos resultantes da fritura (devem ser deitados no lixo).