Caretos de Podence, chocalheiros e diabos dançam no palco do CTE

Costumes de invernos transmontanos em destaque no próximo fim de semana.

quarta, 29 de janeiro 2020

A Companhia de Dança de Almada traz a Estarreja, este sábado, 1 de fevereiro, às 21h30, uma coreografia de Bruno Duarte inspirada nos costumes de inverno transmontanos - caretos, chocalheiros, diabos. O criador de “Inverno”, Bruno Duarte, explica que “viu uma oportunidade para explorar cenicamente o cruzamento da sacralidade ritual das celebrações ancestrais, com uma linguagem de dança contemporânea.” Situado entre o sagrado e o pagão, ancestral e contemporâneo, humano e sobrenatural, este espetáculo procura transmitir a magia que se vive por estes lugares na altura do solstício de inverno, retratando o pulsar da terra, a emancipação dos jovens, as arruadas, a postura de transgressão - mas tão regrada por práticas fixas – e o forte misticismo cultural. Este é um trabalho sobre o que está vivo, mas também sobre a memória. Sobre aquilo e aqueles que já viveram os locais que hoje experimentamos.

Mas antes de assistir a este espetáculo sem par, há “Quintas de Cinema” para os apaixonados pela 7.ª arte. “Mr. Jones - A Verdade da Mentira” é a proposta desta semana, quinta-feira, 30 de janeiro, às 21h30, que conta a extraordinária história nunca contada de Gareth Jones, um ambicioso jovem jornalista galês que viagem para a União Soviética em 1933 e revela a aterradora verdade por detrás da “utopia” soviética e do regime estalinista. Inicialmente uma investigação jornalística banal, a inquirição de Jones depressa se transforma numa viagem de vida ou de morte… o que inspira a famosa alegoria de George Orwell – “O Triunfo dos Porcos”.

Já no domingo, 2 de fevereiro, às 10h30, o cinema é dirigido aos mais pequenos. No cartaz do “Cinema Infantil” há “Armados em Espiões”, um filme de espionagem que relata a aventura do superespião Lance Sterling e o cientista Walter Beckett, que são completamente opostos. Quando algo inusitado acontece, Walter e Lance precisam confiar um no outro de uma forma pouco usual.