Criar um produto turístico integrado é a missão da Estação Náutica de Estarreja

Um território banhado pela Ria de Aveiro com uma riqueza imensa para explorar. A Estação Náutica (EN) de Estarreja parte deste pressuposto para a definição de um plano de ação que visa promover o município com todas as suas valências, desde o património náutico, ao natural e cultural, criando um produto turístico integrado. Os 36 parceiros envolvidos neste projeto assinaram na terça-feira o protocolo de parceria, formalização e constituição da EN.

quinta, 09 de janeiro 2020

A sessão foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina. Para o autarca este projeto vai ao encontro do “enraizamento da Ria na nossa cultura” e da enorme vocação de Estarreja para as atividades náuticas e para o turismo de natureza.

A Ribeira da Aldeia, em Pardilhó, que vai sofrer obras de reabilitação numa empreitada já lançada pelo Município no valor de 970 mil€, será a sede da EN. O polo a sul será o Ribeiro de Salreu, onde se situa o Centro de Interpretação Ambiental do BioRia.

Em Pardilhó, ficará ainda localizado o futuro Centro de Interpretação da Construção Naval numa clara aposta da autarquia para “recuperar” esta atividade. Nos estaleiros navais de Pardilhó, ainda hoje nascem embarcações tradicionais de madeira, como o moliceiro, pelas mãos dos últimos 3 mestres carpinteiros navais. O Centro de Interpretação permitirá “criar uma escola de construção naval tradicional e tentar salvar esta arte”, afirmou.

As 36 entidades públicas e privadas (incluindo a Câmara), associações, juntas de freguesia, alojamentos locais, empresas e artesãos assinaram o protocolo, num “passo de extraordinária importância para a promoção turística do nosso território e das nossas tradições”. Com a sua formalização, fica constituído o Conselho da EN de Estarreja que tem por missão a implementação e funcionamento da estação.

Todos os Parceiros serão envolvidos na definição da estratégia e do programa de iniciativas, atividades e serviços náuticos a disponibilizar, comprometendo-se a dar um contributo concreto e relevante para a implementação dessas ações, que integrarão o Plano de Ação da Estação de Estarreja.

Num contexto de valorização permanente da Ria, a Câmara Municipal de Estarreja dá mais um passo para a afirmação de um destino de turismo náutico, numa clara aposta no cross selling com o turismo de natureza, e com o objetivo mais amplo de estruturar um produto turístico integrado (património Natural e património Cultural).

A concretização dessa ideia passa por criar uma rede integrada de oferta turística náutica, agregando os recursos existentes e relevantes para a atração de turistas e envolvendo as componentes de valorização do património natural e cultural, assim como do ambiente e da sustentabilidade ambiental.

Polos da EN de Estarreja
. Ribeira da Aldeia, em Pardilhó, onde desenvolverá a sua atividade o Centro de Interpretação da Construção Naval, que será também a sede da EN de Estarreja
. Ribeiro de Salreu, onde se situa o Centro de Interpretação Ambiental do BioRia

Certificação
A Estação Náutica de Estarreja é certificada pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar e integra a Rede Estações Náuticas de Portugal.

+ INFO www.cm-estarreja.pt/estacao_nautica