Estarreja irá avaliar o “Impacto dos Programas de Empreendedorismo nos Jovens”
O Município de Estarreja, em colaboração com vários parceiros europeus, desenvolveu uma ferramenta que irá permitir avaliar o impacto dos programas de empreendedorismo nos jovens. Esta ferramenta inovadora foi apresentada nas 37.ª Jornadas de Políticas Locais de Juventude, que decorreram em Barcelona, no passado mês de outubro.
O projeto “Impacto dos programas de empreendedorismo na aquisição de competências dos jovens empreendedores” é uma parceria estratégica com diferentes entidades como a Asociación Jóvenes Solidarios (Espanha), a Akademia Humanistyczno – Ekonomiczna w Łodzi (Polónia), a Câmara Municipal de Estarreja (Portugal), a Bridging to the Future (Reino Unido) e a Oficina del Pla Jove de la Diputació de Barcelona (Catalunha), financiado pelo programa Erasmus+.
Esta ferramenta baseia-se no EntreComp – The Entrepreneurship Competence Framework, publicado em 2016 pela Comissão Europeia, e define o empreendedorismo como “uma competência transversal, que se aplica a todas as esferas da vida: desde a promoção do desenvolvimento pessoal, à participação ativa na sociedade, à (re)inserção no mercado de trabalho como trabalhador por conta de outrem ou por conta própria, e também à criação de negócios (culturais, sociais ou comerciais)”.
O resultado do projeto é um teste interativo com 55 itens para autoavaliação das seguintes competências propostas pelo EntreComp: “Iniciativa”, “Motivação” e “Reconhecendo Oportunidades”.
Ainda durante as Jornadas, o Município de Estarreja apresentou o Programa de Empreendedorismo Jovem TOP, perante mais de 300 jovens das escolas da região de Barcelona e 150 profissionais de juventude e educadores. Foi dado a conhecer este programa de empreendedorismo jovem, que pretende fomentar competências empreendedoras nos jovens, promovendo o seu crescimento pessoal e potenciando a capacidade criativa, desenvolvido pelos Municípios de Estarreja e Vagos, no âmbito do projeto europeu Youth Inclusive Entrepreneurship Lab, financiado pelo programa Erasmus + Juventude em Ação.
Foram ainda realizados dois workshops, para que os jovens e profissionais presentes tivessem a oportunidade de experimentar a metodologia utilizada nos TOP Campus.