Dos bebés aos seniores, há espaço para todos
15.º Aniversário da Biblioteca Municipal de Estarreja
Envolver a comunidade e atrair diferentes públicos continua a ser o propósito da Biblioteca Municipal de Estarreja (BME), que hoje comemora o seu 15.º aniversário. Prosseguindo a sua missão de promoção do livro e da leitura, não descura a procura de estratégias criativas e potenciadoras dos seus espaços. Hoje o dia é de festa com um jantar literário, sessões de contos e uma exposição, abarcando diferentes públicos. A Biblioteca Municipal apaga as velas com 9341 utilizadores inscritos.
A Biblioteca está em festa durante este dia com sessões de contos com a ilustradora Mafalda Milhões para crianças e seniores, a inauguração da exposição “Entre Agulhas”, às 15h30, onde seniores das instituições locais apresentam o resultado de meses de trabalho, e o já habitual Jantar Literário, às 20h00, que terá Fado à mesa.
Esta noite, na voz de Adriana Paquete, o Fado e a poesia enaltecerão a língua portuguesa e os 15 anos deste espaço vital para a comunidade local. Na ocasião, serão anunciados os melhores leitores 2018/2019, em quatro categorias: Infantil, Juvenil, Adulto e Instituição.
Envolver a comunidade
O dia 9 de outubro marca a cultura e a educação do concelho. Há 15 anos, Estarreja passou a ter um equipamento de qualidade dedicado à promoção do livro e da leitura, um centro de conhecimento acessível a todos sem distinção, onde se podem descobrir novos mundos, que os livros nos revelam, novas experiências, em diversas oficinas e atividades oferecidas a todos os públicos desde os bebés até aos seniores, e até novas amizades.
No âmbito dos principais serviços que a BME oferece à comunidade e da coordenação da Rede de Bibliotecas de Estarreja, são dinamizadas diversas ações, entre as quais Novelo de Contos, Encontros com autores e ilustradores, Oficinas e Workshops, Tertúlias, Mês da Leitura, Exposições, Biblioteca de Mão em Mão, Histórias em Família, Contos com Fraldas, Chá com letras, Projeto Entre Agulhas, Horas do Conto, entre outras.
Uma Biblioteca viva e ativa, a sala de estar da comunidade, que entre o simples estar e disfrutar de uma leitura ou de uma conversa, também pode criar, fazer, aprender, ensinar e sair daqui com ideias e conhecimento.
190 pessoas por dia na Biblioteca
Essa preocupação de envolvimento vai mantendo os Munícipes interessados e chamando novos públicos, incluindo IPSS e Escolas. Por aqui passam, em média, 190 pessoas por dia. No último ano (8-10-2018 a 8-10-2019), a Biblioteca registou 46722 entradas.
O acervo da BME reúne 70 mil documentos, entre os quais monografias, periódicos, audiovisuais, material gráfico, material não-livro e multimédia. Em 15 anos de funcionamento, a Biblioteca regista uma média de 12 mil empréstimos anuais, com um total acumulado de 175 mil ao longo desta década e meia de existência.
Os adultos procuram os serviços da BME, com 6103 empréstimos. As crianças e jovens fizeram um total de 2543 requisições. As instituições são, cada vez mais, clientes assíduos do equipamento com 3803 empréstimos.
Repensar a biblioteca
Além do empréstimo de documentos e da realização de atividades culturais e de promoção da leitura, a Biblioteca é um local multifacetado. Em novembro, durante a 1.ª edição do Fora da Estante, serão abertos dois novos espaços: um de oficinas criativas e outro destinado a jogos.
“A criação do Espaço Gaming e do Espaço Maker surgiu no seguimento da II Conferência Internacional [Re]Pensar a Biblioteca Pública: Gaming e Makerspace, da Rede de Bibliotecas da CI Região de Aveiro. Tendo sido feita uma reflexão sobre o futuro das Bibliotecas, por vários especialistas presentes neste evento, o “Gaming” e a emergência dos “makerspaces” apresentaram-se como dois novos desafios para as bibliotecas públicas, reforçando o seu papel como local de aprendizagem e criação, sempre com o objetivo de prestar um melhor serviço público à comunidade”, explica a bibliotecária Mónica Varum.
Especialistas internacionais indicam estes espaços “como pontos fortes no intercâmbio de conhecimentos e competências, espaços que reúnem pessoas com interesses comuns e que permitem a oportunidade de criar, inventar, aprender e manusear diferentes recursos. São ‘laboratórios comunitários’ abertos a todos.”
Fruto da remodelação do edifício da antiga Casa dos Leites, a Biblioteca foi inaugurada a 9 de outubro de 2004. Hoje tem dois Polos, em Avanca e Pardilhó e coordena a Rede de Bibliotecas de Estarreja cooperando com as Bibliotecas Escolares, em prol de um catálogo coletivo que disponibiliza em rede 100 000 documentos.
9 OUTUBRO
BIBLIOTECA EM FESTA
15.º ANIVERSÁRIO
14H30 - SESSÃO DE CONTOS COM MAFALDA MILHÕES
Palavras secretas. Sons novos. Histórias únicas. Nesta sessão com a ilustradora, autora, editora, livreira e tantas outras coisas, Mafalda Milhões, vamos dar vida e mergulhar em rocambolescos contos.
15H30 - INAUGURAÇÃO EXPOSIÇÃO “ENTRE AGULHAS”
Durante meses, os seniores do Município de Estarreja dedicaram-se à arte em fios inspirados no livro “A Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente”, de Mafalda Milhões. E chegou o momento de apresentarem o resultado dos trabalhos de rendas, de bordados, de malhas e de tricô realizados na atividade “Entre Agulhas”, inserida no Programa Viver +, numa exposição com o mesmo nome.
20H00 - JANTAR LITERÁRIO COM ADRIANA PAQUETE: UMA NOITE DE FADO (ESGOTADO)
A Língua Portuguesa vai ser homenageada no Jantar Literário. O Fado toca nos bairros e nas tabernas, mas nesta noite viaja até à Biblioteca Municipal, onde a língua de Camões será a Rainha. Entre dedilhadas e improvisos da guitarra portuguesa, e na voz de Adriana Paquete, o Fado e a poesia enaltecerão a nossa língua, os nossos compositores e a nossa alma.
Adriana Paquete voz, João Martins guitarra portuguesa, André Teixeira viola
+info biblioteca.municipal@cm-estarreja.pt | 234 840 614