O jazz salta do palco do Cine-Teatro para as escolas concelhias
Sabe o que é uma cravelha ou um trasto? E acordes? Será que conhece a origem do jazz? Na passada sexta-feira, dia 3, a tarde de aulas dos alunos do 1.º ciclo da Escola EB 2, 3 Padre Donaciano de Abreu Freire, em Estarreja, foi marcado ao ritmo do jazz com um workshop integrado no Programa Municipal de Educação.
O Estarrejazz – Festival de Jazz de Estarreja saltou do CTE até à escola oferecendo aos estudantes um workshop comentado com o objetivo de conhecerem um pouco mais do universo deste estilo musical com uma presença já enraizada no concelho através das Bandas Filarmónicas concelhias e da Orquestra de Jazz de Estarreja que nasceu do Festival. E ainda para consolidar a aposta na divulgação e formação de novos públicos, que tem sido um dos pilares da política cultural do Município.
A biblioteca da escola foi o palco para um concerto com os músicos da Orquestra de Jazz de Estarreja: o guitarrista Ricardo Alves e o saxofonista tenor Domingos Henriquez. Luís Portugal conduziu a sessão, explicou e demonstrou as particularidades de cada instrumento e levou os mais pequenos numa viagem pelas origens do jazz.
Emídio Ferro, coordenador da escola, salienta que “temos uma forte parceria com o apoio do Município no sentido de atrair os alunos para as diferentes formas de expressão artística como a música, a dança ou a expressão plástica”. Acrescenta ainda que neste caso concreto, esta ação “é importante porque pode despertá-los para o prazer do jazz e é mais uma forma de lhes abrir os horizontes e de os cativar para a música”.
Depois da Escola EB 2, 3 Padre Donaciano de Abreu Freire, os sons do jazz percorrerão as restantes escolas concelhias.