Entidades da área da ação social de Estarreja recebem apoio do Município

A Câmara Municipal de Estarreja procedeu esta terça-feira, 16 de julho, à entrega de subsídios às instituições da área da ação social, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo 2019.

sexta, 19 de julho 2019

Nesta sessão foi atribuída uma verba global de quase 175 mil euros € (44 855,00 € de verbas correntes e 130 095,00 € de verbas de capital). No corrente ano, os apoios da Câmara Municipal às Instituições Particulares de Solidariedade Social totalizam um montante de 360.850,00€, que se traduz no apoio à atividade regular, tendo em conta as situações não protocoladas com a Segurança Social,  à beneficiação e requalificação de instalações, aquisição de viaturas e outros equipamentos necessários à qualificação dos serviços prestados à população.

Para a Câmara Municipal de Estarreja, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), no contexto da Rede Social do Município de Estarreja, “têm uma importância fulcral no desenvolvimento social do território, no apoio social às franjas populacionais mais desprotegidas e às pessoas mais desfavorecidas”. Pode ler-se ainda no comunicado que “aliado às diferentes formas de intervenção social e resolução de problemas, as IPSS têm um peso enorme na economia social local e na empregabilidade da população.”

Isabel Simões Pinto, vereadora da Ação Social e Inclusão, realça que “a Câmara Municipal tem vindo a apostar e a implementar políticas sociais que promovem a inclusão social e a igualdade de todos os munícipes, de forma concertada e articulada com a intervenção das IPSS, sendo, por isso, fundamental garantir uma maior eficácia no conjunto das respostas sociais através destes apoios.” Acrescenta ainda que é essencial que o município disponha de instrumentos de planeamento estratégico, de forma a possibilitar às Instituições locais o acesso a outros apoios, nomeadamente candidaturas a programas da Segurança Social, como o programa PARES e o PROCOOP, colmatando as necessidades identificadas e a falta de algumas respostas sociais no nosso território.

A vereadora conta que “desde janeiro, o Município de Estarreja, em conjunto com toda a Rede Social, iniciou um processo de reflexão conjunta sobre a realidade que nos rodeia, em alinhamento com o paradigma da participação ativa de todos os agentes locais e regionais, com vista à atualização do Diagnóstico Social e do Plano de Desenvolvimento Social, estando já o Diagnóstico Social aprovado por todos os parceiros do Conselho Local de Ação Social e o Plano de Desenvolvimento Social encontra-se em fase de conclusão.”

Apresentaram candidaturas aos diversos subprogramas de apoio e serão beneficiadas as seguintes instituições: Associação da Quinta do Resende; Associação de Solidariedade Estarrejense; Associação de Solidariedade Social Filantrópica Veirense; Associação Humanitária de Salreu; Centro Paroquial de Assistência da Freguesia de Pardilhó; Centro Paroquial Social de Santa Marinha de Avanca; CERCIESTA; Fundação Benjamim Dias Costa; Fundação Cónego Filipe de Figueiredo; Santa Casa da Misericórdia de Estarreja e Centro Social e Paroquial de S. Tomé de Canelas.