Alunos de Estarreja em destaque no Concurso Jovens Cientistas

Ana Domingues e Bernardo Pinto conquistam o 4.º lugar e viajam até à Suíça para participarem na International Wildlife Research Week.

sexta, 19 de julho 2019


Os alunos Ana Domingues e Bernardo Pinto do Agrupamento de Escolas de Estarreja conquistaram o 4.º lugar do 27.º Concurso Jovens Cientistas com o projeto “Dinâmica Populacional de uma espécie invasora no Baixo Vouga Lagunar”. O trabalho apresentado é resultado de um projeto de ciência cidadã coordenado Inês Rosa, Joana Pereira e Sofia Guilherme do CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, e contou ainda com o apoio das professoras de Biologia e Físico-Química, Dorinda Rebelo e Cecília Bento.

Durante um ano, a turma do 11.ºA da Escola Secundária de Estarreja estudou a estrutura e densidade populacional do lagostim-vermelhos-do-Louisiana (Procambarus clarkii) no esteiro de Fermelã, em Estarreja. Esta espécie invasora é responsável por causar sérios danos nos arrozais de várias zonas do mundo e a sua presença abundante no Baixo Vouga Lagunar, zona de grande cultivo do arroz, pode ser um aspeto a ter em conta em estudos relacionados com a gestão agrícola da região. 

Deste trabalho resultou um artigo que foi submetido ao 27.º Concurso Jovens Cientistas. O projeto foi selecionado para ser apresentado na 13.ª Mostra Nacional de Ciência que decorreu no Porto, nos dias 30 de maio a 1 de junho, onde conquistou o 4.º lugar (em ex aequo quo com um outro projeto) num total de 95 projetos candidatos. Os estudantes receberam um prémio monetário no valor de 600 euros e, de 20 a 27 de julho, rumam à Suíça para participarem na International Wildlife Research Week.

Organizada pela Fundação da Juventude, em colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica, o Concurso para Jovens Cientistas tem como objetivos promover os ideais de cooperação e intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores, estimulando o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação, Inovação e Empreendedorismo. De âmbito nacional, o Concurso pretende promover a realização de projetos científicos inovadores nas escolas, incentivar o empreendedorismo qualificado e favorecer o aproveitamento económico do conhecimento científico e tecnológico.