70 anos da atribuição do Prémio Nobel a Egas Moniz celebrado em Vouzela

A Câmara Municipal de Estarreja assinou um protocolo de cooperação e colaboração institucional com o Município de Vouzela com o objetivo de assinalar os 70 anos da atribuição do Prémio Nobel da Medicina a Egas Moniz, através de uma exposição evocativa que se realizou na Casa do Povo de Alcofra, Vouzela.

quarta, 29 de maio 2019

No dia 12 de maio arrancaram as iniciativas que marcam o início das comemorações desta efeméride com uma sessão solene que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja Isabel Simões Pinto, o Presidente da Junta de Freguesia de Avanca, José Borges, e também do sobrinho neto de Egas Moniz, António Macieira Coelho, que se estendem até ao próximo mês de setembro.

Foi ainda inaugurada a exposição “Egas Moniz, Cidadão Honorário de Alcofra”, na sede da Casa do Povo de Alcofra, e que contou com documentos e objetos pessoais de Egas Moniz. Nesta mostra, comissariada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e que esteve patente até 20 de maio, os visitantes tiveram a oportunidade de contactar com a vida e obra do Prémio Nobel a partir de um conjunto de peças, documentos e fotografias cedidas pela Casa Museu Egas Moniz que permitem perceber esta relação e ligação a Alcofra, e de alguns trabalhos elaborados pelos alunos do 1.º ciclo da Escola de Viladra que executaram ao longo de oito meses, depois de visitarem a Quinta do Marinheiro  e Casa Museu Egas Moniz, em Avanca.

Esta homenagem ao médico, neurocientista, professor, político, escritor, ensaísta e industrial António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz surge pela forte ligação a esta terra onde moraram os avós maternos e a sua mãe. Em 13 de dezembro de 1953, após homenagem pública à sua mãe, D. Maria do Rosário de Almeida Sousa Abreu, Egas Moniz enviou um telegrama dirigido à Junta local, pedindo para ser considerado cidadão da freguesia: “Alcofra venera e recorda hoje nome minha santa mãe. Profundamente grato peço honra de me considerarem Alcofrense.” O trabalho de investigação realizado pela Casa-Museu Egas Moniz revelou ainda que durante toda a vida, Egas Moniz nunca omitiu as suas raízes “caramulanas”, como é bem evidente no seu livro “ A Nossa Casa”.

O neurocientista é indiscutivelmente um dos nomes da medicina mundial e, no próximo mês de outubro (dias 26 e 27), Estarreja e Coimbra assinalam os 70 anos do único Prémio Nobel português da Medicina com um conjunto de atividades de caracter científico, que a seu tempo, e como se lê no monumento erigido na sua terra natal, “ Deu Nova Luz à Humanidade”.